Topo

Barcelona confirma Gerardo Martino como novo treinador

Gerardo Martino será o novo técnico de Messi, Xavi, Iniesta e companhia - Jewel Samad/AFP
Gerardo Martino será o novo técnico de Messi, Xavi, Iniesta e companhia Imagem: Jewel Samad/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 07h12

O argentino Gerardo Martino, 50 anos, será o novo técnico do Barcelona. O clube catalão confirmou na manhã desta terça-feira o acerto, após o argentino negar na noite de segunda-feira que o contrato já estava firmado. Ele será o 4° técnico argentino da história do Barça - o primeiro desde 1984, quando César Luis Menotti foi o comandante do time que contava com Maradona. O contrato será de dois anos.

Martino chega respaldado pela campanha realizada com o Newell's Old Boys na atual Copa Libertadores - chegou com o clube argentino às semifinais, quando caiu nos pênaltis para o Atlético-MG, e também pela campanha realizada com o Paraguai na última Copa do Mundo, na África do Sul. Na ocasião, a seleção sul-americana caiu nas quartas de final para a Espanha - porém, perdeu um pênalti quando o jogo estava 0 a 0, o que poderia ter mudado os rumos do Mundial.

O argentino substituirá Tito Vilanova, que deixou o cargo na última sexta-feira, para realizar tratamento médico contra um câncer. Vilanova, por sua vez, era assistente de Pep Guardiola e substituiu o antigo comandante da equipe quando ele optou por tirar um ano "sabático", antes de acertar com o Bayern de Munique.

Em seu site oficial, o Barcelona destacou a maneira de treinar os times que Martino possui: pressão no campo de defesa do adversário e aposta em jogadores da base – o que o Barcelona tem feito com sucesso nessa era vencedora do clube. “Ele implantou um estilo ofensivo, criativo e coletivo em todo clube que treinou”, elogiou o clube catalão.

Martino lembra outro técnico argentino, Marcelo Bielsa, que faz sucesso no Athletic Bilbao, também da Espanha. Bielsa é um dos ídolos de Martino, que foi jogador comandado pelo atual companheiro de profissão. “Foi um luxo ter sido treinado por ele”, já declarou anteriormente.

Como principais títulos da carreira, o técnico tem uma taça do Campeonaro Argentino deste ano, com o Newell's, e quatro Campeonatos Paraguaios, com o Cerro Porteño, em 2004, e com o Libertad, em 2002, 2003 e 2006. Também foi vice da Copa América de 2011, com o Paraguai.

ARGENTINO 'TATA' MARTINO É APOSTA DO BARCELONA

  • À frente de um dos clubes mais ricos e estruturados do mundo, Martino viverá uma realidade completamente distinta do que teve na sua carreira. Até agora o sucesso do técnico sempre apareceu na adversidade. “Tata”, apelido que recebeu na infância e jura não saber explicar o porquê, é fã de outro argentino de Rosário. Ex-jogador de Marcelo Bielsa no Newell´s, não esconde sua admiração pelo antigo chefe.

JÚLIO GOMES: FATOR MESSI FOI FUNDAMENTAL PARA ESCOLHA

  • Messi é de Rosário, é hincha do Newell’s Old Boys. Quando o garotinho de 8 anos de idade entrava na escolinha do clube, “el Tata” Martino, um meia clássico e habilidoso, deixava o clube depois de década e meia de serviços prestados, é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. No início dos anos 90, os olhinhos infantis de Leo viam o Newell’s viver seus anos mais gloriosos, com Marcelo Bielsa no banco, Tata Martino no campo. Não sei qual o tamanho da influência de Messi na decisão do Barcelona, mas, no mínimo no mínimo, é um agrado.

CONHEÇA OS TÍTULOS E A CARREIRA DO TÉCNICO GERARDO MARTINO

  • EQUIPES NAS QUAIS TRABALHOU:
    Almirante Brown-ARG - 1998
    Platense-ARG - 1999
    Instituto-ARG - 2000
    Libertad-PAR - 2002-2003
    Cerro Porteño-PAR - 2003-2004
    Colón-ARG - 2005
    Libertad-PAR - 2005-2006
    Seleção paraguaia - 2006-2011
    Newell's-ARG - 2012-2013

    TÍTULOS:
    4 Paraguiaos (2002, 2003, 2004, 2006)
    1 Argentino (2013 - Torneio Final)

    PRÊMIOS CONQUISTADOS:
    Melhor treinador da América do Sul - 2007