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Juninho muda panorama do Vasco e vira solução para alavancar plano de sócios

Juninho é abraçado pelos companheiros após marcar seu gol contra o Fluminense - Antônio Scorza/ UOL
Juninho é abraçado pelos companheiros após marcar seu gol contra o Fluminense Imagem: Antônio Scorza/ UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2013 06h10

Juninho retornou ao Vasco e mostrou na reestreia contra o Fluminense que ainda pode fazer a diferença dentro das quatro linhas. Mas o papel do veterano no Cruzmaltino vai além de transmitir equilíbrio e qualidade ao time. O camisa 8 mobilizou os torcedores em pouco mais de uma semana, aumentou a venda de camisas oficiais e virou o principal trunfo do clube para alavancar o futuro plano de sócios.

O contrato do Pernambucano com o Vasco vai até o final do ano. A possibilidade de aposentadoria já foi admitida pelo próprio, mas a diretoria quer aproveitar a química entre torcida e ídolo para o bem do clube de São Januário. Após meses de desconfiança e crise financeira, o Cruzmaltino começa a respirar e tem em quem confiar a sua imagem.

Um aspecto que empolgou a diretoria foi a comercialização de camisas desde que a volta de Juninho foi anunciada. Segundo estimativa da cúpula vascaína, a cada dez modelos vendidos na loja oficial em São Januário, sete estampam o nome e o número do ídolo.

“O Juninho é fundamental. Já havia colocado isso como prioridade. A meta é usar a imagem do ídolo nas redes sociais, site, marketing e demais meios de comunicação. Podemos criar ações de visita, encontros para autógrafos, tudo para mobilizar a torcida cada vez mais com a figura de um personagem importante”, afirmou o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler.

A administração Roberto Dinamite está em fase final na reformulação do programa de sócios. O lançamento deve ocorrer até o encerramento de agosto, mas esbarrava na falta de ídolos para decolar. Dedé foi cogitado inicialmente e se transferiu para o Cruzeiro. Na sequência, até o ex-técnico Paulo Autuori esteve em pauta.

Os dirigentes buscam uma onda positiva semelhante ao que ocorreu em 2008. O Vasco foi rebaixado para a segunda divisão, mas alcançou 60 mil inscritos no programa “O Vasco é meu”. Porém, pouco mais de 20 mil adimplentes no auge do projeto, em 2009. Hoje, o clube conta com cerca de 14 mil sócios, mas sete mil contribuintes. A química entre Juninho e torcida acontece no momento ideal, já que o projeto está próximo de ser lançado.

“A campanha está com uma agência de publicidade no momento. Vamos finalizar até o próximo mês e lançar novas ações no segundo semestre. A ideia é intensificar os benefícios e aperfeiçoar o que já existe. Vamos cobrar 100% dos inadimplentes, fazer um novo cadastro, além de ampliar sócios com descontos e benefícios”, encerrou Koehler.