Topo

Kalil revela que o Atlético-MG aceita vender Bernard ao Shakhtar

Destino do jovem atacante Bernard deve ser mesmo o Shakhtar Donetsk - Marcus Desimoni/UOL
Destino do jovem atacante Bernard deve ser mesmo o Shakhtar Donetsk Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

30/07/2013 11h42

O presidente Alexandre Kalil confirmou, no final da manhã desta terça-feira, que o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, fez uma proposta no valor pedido pelo Atlético-MG para negociar o atacante Bernard. De acordo com o dirigente, a concretização do negócio só depende do jovem jogador. “Se o Bernard quiser, ele está vendido”, disse o mandatário atleticano. A revelação do time mineiro, no entanto, não demonstra entusiasmo com a possibilidade de jogar no futebol ucraniano e disse que não há nada certo. “Está entre Porto e Shakhtar”, destacou.

Alexandre Kalil fez essa revelação após a solenidade em que o governador Antonio Augusto Anastasia recebeu, na Cidade Administrativa, jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes do Atlético-MG para comemorar o título da Libertadores conquistado há uma semana.

Kalil não revelou a proposta do Shakhtar, mas garantiu que ela atende ao interesse atleticano. O presidente atleticano já havia afirmado que não venderia Bernard, principal revelação alvinegra nos últimos anos, por menos de 25 milhões de euros. “É o Shakhtar sim, chegou no valor que nós queremos se ele (Bernard) quiser ele vai”, disse.

Alexandre Kalil avalia como "muito avançada" a negociação. “Só depende do Bernard aceitar. Tem boas chances de amanhã (quarta-feira) ser o último jogo dele realmente”, comentou Alexandre Kalil, referindo-se à partida com o Atlético-PR, às 19h30, no Independência, pela 10ª rodada do Brasileirão.

O presidente atleticano afirmou que o clube mineiro recebeu outras propostas por Bernard, mas não revelou os nomes dos times interessados e nem os países. Segundo ele,  o Shakhtar chegou ao valor desejado pelo Atlético-MG.

Bernard, que na véspera já havia revelado temor com a dificuldade de adaptação na Ucrânia e no Shakhtar, fez questão de dizer que não há nada certo para a sua transferência. “Ele (presidente Alexandre Kalil) revelou que está adiantando, mas não acertei nada ainda. Não sei se vai ser o melhor para mim, estou conversando com a minha família. Mas não está nada certo ainda”, afirmou.

O jovem atacante disse que além do Shakhtar, há a possibilidade de transferência para o Porto. “Tive reunião com ele e ele me colocou o que colocaram para ele e para mim mesmo. Está entre os dois (Porto e Shakhtar)”, salientou. “Não tenho pressa, estou muito feliz aqui. Tudo tem o momento certo, Deus faz as coisas perfeitas”, acrescentou.

Diante do receio de Bernard, Alexandre Kalil garantiu que, apesar do acerto entre Atlético e Shakhtar, não haverá nenhuma pressão para convencer o jogador. “Se ele não quiser ir para a Ucrânia, não tem problema nenhum. Está na mão dele. Já conversei com ele. É assunto particular dele. Com o Atlético está praticamente fechado o valor. Se ele não quiser ir, não vai na marra”, enfatizou.