Topo

Acusação de sonegação e noitadas arranham imagem de bom moço de Messi

Messi frustrou fãs nos EUA após cancelar amistoso beneficente no início de julho - Montagem com fotos Reprodução Revista Pronto e AP Photo/Matthias Schrader
Messi frustrou fãs nos EUA após cancelar amistoso beneficente no início de julho Imagem: Montagem com fotos Reprodução Revista Pronto e AP Photo/Matthias Schrader

Do UOL, em São Paulo

31/07/2013 10h12

Dois fortes acontecimentos recentes abalaram a imagem de rapaz comportado de Lionel Messi. A mais recente polêmica envolvendo o craque do Barcelona ocorreu nesta semana após a revista argentina Pronto estampar na capa uma foto do atleta com uma mulher misteriosa em uma noitada de Las Vegas, nos Estados Unidos.  

“O 10 da seleção teve uma noite de descontrole em Las Vegas”, diz um título. A manchete polemiza: “As fotos que põem em risco o matrimônio de Lionel Messi”.

A imagem gerou críticas e dúvidas. O editor da revista argentina informou nesta quarta-feira que a foto é verdadeira, destacando que alguns elementos presentes na foto ratificam que não houve montagem.

“Há um espelho atrás [na foto] e esse efeito não se pode trocar. Messi está em um lugar público. Por isso não me parece grave que se publique. Mostramos o que se passou, não foi feito juízo de valor”, comunicou Fernando Cerolini, diretor da revista Pronto.

Messi teve seu nome envolvido em uma suposta sonegação fiscal. A Promotoria de Crimes Financeiros de Barcelona apresentou em junho uma queixa contra o jogador e seu pai, Jorge Horacio Messi. Ambos foram acusados pela sonegação de mais de 4 milhões de euros em declarações de imposto de renda entre 2007 a 2009.

"Um símbolo sob suspeita", estampou o Marca, principal jornal esportivo do país. "Não está condenado, apenas acusado, mas o relato da procuradoria sobre uma suposta fraude é horripilante", destaca o jornal.

O jornal El Mundo, de Madri, afirmou que a acusação "suja a imagem" de Messi.

Segundo o relato da Promotoria, "com a finalidade de burlar a tributação", foi simulada a concessão de seus direitos de imagem ‘a sociedades puramente instrumentais radicadas em paraísos fiscais (Belize e Uruguai)".

Para o Ministério Público, ficou que "a iniciativa para fraudar partiu de Jorge Messi", o pai e representante do jogador.

Em sua página no Facebook, Messi negou ter feito qualquer irregularidade. “Nunca cometi qualquer infração. Isso nos causa surpresa. Sempre cumprimos todas as nossas obrigações tributárias, seguindo os conselhos de nossos assessores”, afirmou o atacante.

Messi cancela jogo nos EUA e frustra fãs

Messi cancelou no início de julho partida beneficente que seria realizada em Los Angeles. O motivo foi um desentendimento com organizadores do evento. A decisão revoltou patrocinadores, decepcionando torcedores que já haviam comprado ingresso.

"Estou decepcionado com a gestão da partida em Los Angeles. Eu realmente queria participar e desfrutar. Este projeto é feito por e para os fãs, e é por isso que estou muito decepcionado com a organização", lamentou Messi.