Topo

Neymar dá assistência, acerta a trave em chance única e poupa Santos de 'gol de misericórdia'

Neymar lamenta chance perdida para o Barcelona no jogo contra o Santos -  AFP PHOTO/ JOSE JORDAN
Neymar lamenta chance perdida para o Barcelona no jogo contra o Santos Imagem: AFP PHOTO/ JOSE JORDAN

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/08/2013 19h26

O atacante Neymar atuou 45 minutos na goleada do Barcelona, da Espanha, diante do Santos por 8 a 0, nesta sexta-feira, no estádio Camp Nou, em amistoso que valeu o trófeu Joan Gamper. O astro santista, que jogou em sua nova casa pela primeira vez, colaborou para o vexame de seu ex-clube, já que deu uma assistência perfeita para o gol de Fábregas, o sexto do Barça na partida.

No entanto, o camisa 11, agora do Barça, só acertou uma finalização apenas contra o gol de Vladimir e poupou o Santos do chamado “gol de misericórdia”. O lance ocorreu aos 43 minutos do segundo tempo. Neymar recebeu a bola do lado esquerdo do ataque, driblou o marcador e chutou cruzado, no alto, mas viu o goleiro espalmar antes da bola tocar o travessão e sair pela linha de fundo.

Além da bola na trave, Neymar aplicou bons dribles para cima do lateral direito Cicinho e ainda arriscou dois passes de calcanhar. Em contrapartida, o ex-astro santista não havia realizado nenhuma finalização correta antes de acertar o travessão, já que foi travado pela marcação em mais dois chutes fracos dentro da área.

Sem balançar as redes, Neymar não pôde cumprir a promessa de que comemoraria o gol caso marcasse contra seu ex-clube no amistoso.

A bela assistência, por sua vez, ocorreu na ponta esquerda, setor preferido de Neymar em campo. O atacante recebeu a bola na linha de fundo, parou na frente do marcador antes de encontrar Fábregas, livre de marcação, e tocar rasteiro para trás. O espanhol acertou um chute colocado, de primeira, para fazer o sexto gol.

Segundo o datafolha, Neymar recebeu 31 bolas na partida e perdeu apenas duas. O atacante ainda deu 27 passes e acertou 21. O ex-astro santista também não deixou de apostar nas jogadas individuais, sua principal característica, e aplicou três dribles no amistoso. O brasileiro ainda somou quatro desarmes e cometeu apenas uma falta. 

A goleada por 8 a 0 contra o Santos foi o segundo jogo de Neymar com a camisa do Barcelona. Contratado neste ano, ele havia estreado em amistoso contra o Lechia Gdansk, na última terça-feira. O duelo contra os poloneses acabou empatado por 2 a 2, e o brasileiro atuou por 15 minutos.

Nesta sexta-feira, além de ter jogado mais, Neymar conseguiu dividir o campo com Messi. O argentino atuou ao lado do brasileiro por 17 minutos e até recebeu um passe do camisa 11 aos 13min, mas perdeu a bola em seguida.