Topo

Jogadores da Nigéria falham em teste de idade e estão fora do Mundial sub-17

Jogadores da Nigéria comemoram o título mundial sub-17 em 2007, último da seleção na categoria -  REUTERS/Han Jae-Ho
Jogadores da Nigéria comemoram o título mundial sub-17 em 2007, último da seleção na categoria Imagem: REUTERS/Han Jae-Ho

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 06h32

Jogadores da seleção nigeriana sub-17 foram reprovados em testes para comprovar a idade e desfalcarão a seleção do país no Mundial sub-17 deste ano, que ocorre nos Emirados Árabes Unidos entre 17 de outubro e 8 de novembro - o Brasil está classificado para o torneio.

Antes da convocação da equipe, os prováveis jogadores escolhidos passaram por ressonâncias magnéticas para determinar a idade verdadeira de cada um - a partir do exame, observava-se, por exemplo, a idade óssea de cada e, assim, cada jogador era colocado em uma escala de aproximação da idade correta. Muitos ultrapassaram essa escala e, por isso, estão fora do Mundial, pela chance de se tratar de "gatos" ser alta.

A Nigéria é constantemente alvo de suspeitas de adulteração de idade de jogadores – ou mesmo de escalar jogadores mais velhos que não sabem sua real idade, já que foram registrados muito depois do nascimento.

Assim, ficaria facilitada a busca pelo título em competições de categorias de base. A Nigéria, por exemplo, é tricampeã no sub-17: venceu o Mundial em 1985, 1993 e 2007.

Recentemente, o ex-zagueiro da seleção adulta do país Taribo West foi acusado de adulterar a idade em 12 anos. West, que jogou as Copas do Mundo de 1998 e 2002, foi acusado em abril deste ano pelo ex-presidente do Partizan, (da Sérvia) Zarko Zecevic, que contou com West entre 2002 e 2004. “Quando o contratamos dizia ter 28 anos. Depois descobrimos que na realidade tinha 40”, disse.