Topo

Com contratos longos, SP pode levar reforços fracassados para 2014

Lúcio foi afastado após desentendimento com Paulo Autuori: contrato até fim de 2014 - Moises Nascimento/AGIF
Lúcio foi afastado após desentendimento com Paulo Autuori: contrato até fim de 2014 Imagem: Moises Nascimento/AGIF

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 11h00

Alguns dos jogadores contratados pelo São Paulo para esta temporada já são vistos internamente como fracassos.  O maior exemplo, Lúcio, tem vencimentos que batem no teto salarial do clube, está afastado a pedido do técnico Paulo Autuori e mesmo assim poderá ficar no São Paulo por falta de interessados em contratá-lo. Destino que pode ser o mesmo de outros reforços de 2013, que assinaram contratos longos e não convenceram. 

Lúcio tem contrato até o fim de 2014. Tem treinado no CT da Barra Funda em turnos separados do elenco enquanto a diretoria do São Paulo corre contra o tempo para tentar encontrar um novo clube para ele. A pressa é por conta do encerramento da janela europeia de transferências, no próximo dia 31. O zagueiro de 35 anos já fez dez jogos pelo clube no Brasileirão, não pode disputar o torneio por outra equipe e depende de uma oferta do exterior.
 
Em outro patamar salarial, outros jogadores que não surtiram efeito até agora podem ter dificuldade para sair. Jovens que vieram do Mogi Mirim após o Paulistão, o meia Roni e o lateral-direito Mateus Caramelo, têm vínculo até maio de 2016 e não têm jogado.  O goleiro Renan Ribeiro, contratado na mesma data, assinou até 2018 – duração máxima de contrato permitida pela Fifa: cinco anos.
 
Mais experientes, o lateral esquerdo Clemente Rodríguez, 32, e o zagueiro Antônio Carlos, 30 – contratado na última semana – também foram contratados com vínculos longos. O argentino firmou vínculo até junho de 2015, quando estará prestes a completar 34 anos. O defensor ex-Botafogo assinou até o fim do ano que vem. 
 
Dos contratados por empréstimo em 2013, dois atletas têm acordo até o meio de 2014. São os atacantes Aloísio, do Tombense, e Silvinho, do Penapolense. O lateral esquerdo Reinaldo (Penapolense) e o meia Negueba (Flamengo) terminam a passagem pelo Morumbi no fim deste ano, se não houver prorrogação. São os mesmos termos do contrato acertado com o atacante Welliton, do Spartak Moscou (RUS), que já tem acordo para vestir a camisa do São Paulo. 
 
De todos esses reforços, o único aprovado internamente pela diretoria é o atacante Aloísio, frequentemente elogiado por dirigentes pelo empenho em campo. Clemente Rodríguez decepcionou nas primeiras partidas, teve falhas graves em alguns jogos, mas segue bem cotado pela cúpula. Antônio Carlos, mais recente, ainda não estreou.