Topo

Gaviões se reúne com Emerson; jogador teria dito "não ser são-paulino"

Foto de Sheik tem causado barulho na torcida; na última segunda, Camisa 12 levou faixas homofóbicas - Mauro Horita/AGIF
Foto de Sheik tem causado barulho na torcida; na última segunda, Camisa 12 levou faixas homofóbicas Imagem: Mauro Horita/AGIF

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

23/08/2013 18h37

O Corinthians abriu seu CT, nesta sexta-feira, para receber alguns líderes da torcida organizada Gaviões da Fiel, que se reuniram com o atacante Emerson. Segundo um comunicado da torcida, o jogador teria pedido desculpas pelo post em que aparece beijando um amigo e até atacado rival São Paulo.

"Não poderia ter feito isso, foi sem intenção, mas jogo em um clube de futebol, em um mundo cheio de rivalidades e provocações, qualquer comentário é motivo de chacota. Lamento se ofendi a torcida do Corinthians, não foi a minha intenção. Foi só uma brincadeira com um grande amigo meu, até porque eu não sou são-paulino", teria dito Emerson, segundo a nota divulgada pela Gaviões da Fiel. 

A reportagem procurou o estafe do jogador e o Corinthians para confirmar o teor das declarações, mas ninguém se manifestou. Além de Emerson e dos organizados, esteve presente também Duílio Monteiro Alves, diretor-adjunto de futebol do clube. 

Segundo a assessoria de imprensa do Corinthians, a conversa se deu de forma tranquila e sem ameaças. Em seu Instagram, o próprio Sheik pediu desculpas pelo incidente, dessa vez sem citar o São Paulo. 

"Coringão! Só tenho a agradecer a essa torcida linda que sempre me apoiou e me apóia. Peço desculpas aos que se sentiram ofendidos pela brincadeira que fiz com um amigo. Não tive a intenção de ofender ninguém, muito menos a nação corintiana. Vou continuar honrando essa camisa como tem sido nos últimos anos, disse o jogador. 

Veja na íntegra a nota da Gaviões da Fiel:

Na tarde desta sexta-feira (23/08), a Diretoria dos Gaviões se reuniu com o jogador Sheik para conversar sobre o ocorrido no último domingo.

Emerson postou uma foto em uma rede social pessoal, postagem que gerou  uma grande polêmica.

Em reunião com nossos dirigentes, Emerson disse que não imaginava tamanha repercussão e que não queria esse desgaste todo por conta de uma foto, que nos contou que também sofreu muito por conta dessa postagem e lamenta:

"Não poderia ter feito isso, foi sem intenção, mas jogo em um clube de futebol, em um mundo cheio de rivalidades e provocações, qualquer comentário é motivo de chacota". Complementa dizendo: "Lamento se ofendi a torcida do Corinthians, não foi a minha intenção. Foi só uma brincadeira com um grande amigo meu, até porque eu não sou São Paulino".

Gostaríamos de ressaltar que não temos nenhum tipo de preconceito, porém os Gaviões como a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista tem o dever de dar satisfação e relatar tudo o que gera algum tipo de desconforto com o nome da FIEL TORCIDA.

Emerson disse que também irá se retratar em suas redes sociais.

Polêmica começou na última semana

O caso começou no último domingo. Depois de uma má atuação contra o Coritiba, em que chegou a se desentender com Tite, Emerson postou uma foto em que aparece dando um “selinho” no chef Isaac Azar, dono do restaurante Paris 6, muito famoso entre os boleiros. 

Na última segunda, membros da Camisa 12 chegaram a ir ao CT Joaquim Grava com faixas homofóbicas, pedindo até a saída do atacante do clube. O episódio, inclusive, está sendo investigado pela Polícia Civil, que deve ouvir Emerson na próxima semana.

Internamente, o assunto também foi discutido. Logo após o protesto da Camisa 12, o UOL Esporte conversou com o diretor de futebol Roberto de Andrade, que disse que o Corinthians não se posicionaria a respeito da polêmica. Tite seguiu a mesma linha, mas se permitiu opinar a respeito.  

"Não vou responder a respeito dessa situação. Tem de ter muito cuidado e respeitar de forma geral. Espero que a situação não dê mais pano para manga. Que fique voltado para o seu trabalho dentro de campo", disse Tite, que também respondeu sobre homossexualidade no futebol. 

"No Brasil? Sem hipocrisia? Sim [seria um problema que um jogador assumisse ser gay]. O preconceito existe. Dentro de nós, cada um tem suas gamas de valores. O que não posso é prejudicar o outro por ser diferente", disse Tite. 

Emerson até agora tem se mantido firme em sua posição. Nesta sexta, por exemplo, a Adidas divulgou que o atleta jogará a partida do próximo domingo, contra o Vasco, com a inscrição "Fora preconceito" em sua chuteira.