Topo

Em estado grave, ex-goleiro Gylmar segue internado em São Paulo

Gylmar dos Santos Neves, um dos jogadores que mais jogou pela seleção brasileira, como goleiro - Acervo UH/Folhapress
Gylmar dos Santos Neves, um dos jogadores que mais jogou pela seleção brasileira, como goleiro Imagem: Acervo UH/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 14h17

O ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves, campeão do Mundo com a seleção brasileira em 1958 e em 1962, segue internado em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, ele “permanece em estado grave, tendo como complicação infecção sistêmica”.

Gylmar está internado desde o dia 8 de agosto, após ser encaminhado com infecção urinária e infarto agudo no miocárdio. 

Em entrevista ao UOL Esporte, o filho de Gylmar, Marcelo Izar Neves, afirmou que a situação do seu pai “parecia irreversível”.

O filho mais velho de Gylmar, Rogério Neves, que é médico e vive nos Estados Unidos, está no Brasil. Ele teve uma reunião com os médicos do Sírio Libanês para falar sobre o quadro, e a decisão foi não colocar o ex-jogador na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

O quadro de Gylmar dos Santos Neves foi agravado pela condição dele. O ex-jogador havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) em 2000. Por isso, perdeu cerca de 40% dos movimentos e ficou debilitado.

"Pela situação dele, meu irmão e os médicos preferiram deixá-lo sedado e sem uma iniciativa mais agressiva. Estamos aguardando", relatou Marcelo.

"Por causa de todos esses anos de doença depois do AVC, o coração também está muito fraco. Ele não tem mais 20 anos. Infelizmente, os médicos acham que é muito difícil", explicou o filho do ex-goleiro.

Além dos dois títulos mundiais pela seleção brasileira, Gylmar construiu carreira como goleiro de Jabaquara, Corinthians e Santos. Ele completou 83 anos na última quinta-feira.

Boletim médico divuglado pelo Hospital Sírio Libanês:

"O Sr. Gylmar dos Santos Neves está internado no Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, desde o último dia 08/08, devido a infecção urinária e infarto agudo do miocárdio.

Gylmar já apresentava sequela de acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

O paciente permanece internado em estado grave, tendo como complicação infecção sistêmica.

Gylmar dos Santos Neves está sendo atendido pelas equipes dos médicos Rogério Tuma e Edson Stefanini".