Topo

Corinthians ganha espaço após 2012 e domina transmissões da Globo

Imagem de uma transmissão da Globo no Pacaembu; emissora tem privilegiado o Corinthians em 2013 - Reprodução/TV Globo
Imagem de uma transmissão da Globo no Pacaembu; emissora tem privilegiado o Corinthians em 2013 Imagem: Reprodução/TV Globo

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo*

28/08/2013 06h00

O torcedor que só acompanha futebol pela Globo vem tendo uma “overdose” de Corinthians em 2013. Popular por conta do ano quase perfeito em 2012, o clube do Parque São Jorge ainda contou com peculiaridades do calendário, aumentou sua exposição na TV aberta e esteve presente em 62,7% das transmissões da emissora para São Paulo na atual temporada.

Os números são resultado de um levantamento do UOL Esporte, com o auxílio de dados do site "Papo de Bola". Ao todo, foram 51 datas reservadas ao futebol nas quartas e domingos da Globo (por conta da pausa no futebol nacional, não foi considerada a pausa para a Copa das Confederações). Em 32 dessas, a atração foi um jogo do Corinthians.

Em 2012, ano em que a equipe de Tite conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, foram 43 jogos do Corinthians em 91 datas, ou 47,25%. A diferença é ainda mais expressiva se for levado em consideração que o levantamento sobre essa temporada só levou em conta o primeiro semestre e as primeiras rodadas da segunda metade do ano.

Neste ano, ao contrário do que aconteceu em 2012, o Corinthians caiu nas oitavas da Libertadores, perdendo ao menos seis datas na TV na comparação com a última temporada. Por outro lado, existem alguns atenuantes para explicar o predomínio alvinegro na TV.

Com o início do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras na Série B, a Globo restringe suas opções de jogos às quartas e domingos. Além disso, em 2013 o calendário brasileiro mudou e a presença da Copa do Brasil no segundo semestre deve tirar do Corinthians algumas datas de folga que deram fôlego ao time de Tite há um ano.

Mesmo assim, a sequência de transmissões do Corinthians é notável, especialmente depois da pausa para a Copa das Confederações. Desde então, foram 16 datas reservadas para futebol, contando quartas e domingos. Dessas, nada menos que 11 foram gastas com o clube do Parque São Jorge.

Com a Copa do Brasil, a escolha da emissora deve pesar ainda mais. Nas oitavas do torneio, por exemplo, a Globo escolheu transmitir as duas partidas entre Corinthians e Luverdense, em detrimento de confrontos como Grêmio x Santos e Atlético-PR x Palmeiras, que teoricamente reuniriam forças mais tradicionais do futebol brasileiro.

Procurada pela reportagem, a assessoria da TV Globo explicou em nota que mantém uma boa parceria com todos os clubes brasileiros. "A Globo não divulga informações estratégicas relativas à sua grade de programação, mas garante que mantém uma parceria muito boa com todos os clubes brasileiros, valorizando e promovendo o futebol de maneira profissional e abrangente, não apenas durante as transmissões esportivas mas também em seus telejornais."

*Atualizado às 12h30

ENQUETE: QUAL O MELHOR NARRADOR ESPORTIVO DA TV?