Topo

Gum completa 200 jogos no Flu contra o Goiás e recebe camisa e homenagem

agueiro Gum completará 200 jogos contra o Goiás e recebeu camisa comemorativa - Divulgação/Fluminense FC
agueiro Gum completará 200 jogos contra o Goiás e recebeu camisa comemorativa Imagem: Divulgação/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2013 17h26

O zagueiro Gum pode relembrar como poucos a mudança vivida no Fluminense desde sua chegada. Remanescente da luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em 2009, ele ficou e tornou-se peça importante na conquista dos títulos nacionais de 2010 e 2012. Nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30, contra o Goiás, o defensor completará 200 jogos na equipe carioca. Ele recebeu uma camisa comemorativa e listou os momentos mais especiais.

"As conquistas para mim foram especiais. Em 2010 fomos muito bem, mostrando que a crescente do ano anterior não foi pura sorte.  Em 2012, eu fiquei muito feliz por estar bem, por poder ajudar a equipe a conquistar o Brasileiro novamente, um campeonato difícil. Eu consegui manter uma sequência boa. Os dois títulos estão gravados na história do clube e a minha participação também", disse Gum ao site oficial do clube.

Apesar de ser defensor, Gum tem um bom número de gols pelo Tricolor. Foram 15 em 199 jogos, com 108 vitórias, 46 empates e  45 derrotas. Nos dois títulos brasileiros, a defesa do Fluminense foi a menos vazada, apesar de ser criticada em momentos ruins pela torcida. O camisa 3 encara o fato com naturalidade e lembra que uma boa marcação de todos os jogadores ajuda a não sofrer gols.

"A função do zagueiro, em grande parte, é tentar concertar o que acontece de errado. Sempre que o time não está bem, a culpada, na maioria das vezes, é a defesa. Jogamos o jogo inteiro para não termos um erro que seja. Às vezes o time não está compacto e a defesa acaba sofrendo um pouco mais. Nós temos aqui zagueiros de qualidade e já mostramos isso. Estamos trabalhando para isso, para continuar ajudando e voltarmos a alcançar o nível de defesa menos vazada", destacou o defensor tricolor.

Gum tem contrato com o Fluminense até o final de 2014. O zagueiro estará em campo nesta quarta-feira, no Serra Dourada. Por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, o Fluminense poderá até empatar que avança às quartas de final. Se marcar um gol, o time das Laranjeiras pode até sofrer dois tentos que se classifica.