Topo

Liga dos Campeões terá clássicos Barça x Milan e Real x Juventus na 1ª fase

Barcelona e Milan voltarão a se enfrentar na primeira fase da Liga dos Campeões - AFP PHOTO / JOSEP LAGO
Barcelona e Milan voltarão a se enfrentar na primeira fase da Liga dos Campeões Imagem: AFP PHOTO / JOSEP LAGO

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 13h41

A Liga dos Campeões da Europa terá pelo menos dois grupos da morte na primeira fase da temporada 2013/2014. O sorteio realizado nesta quinta-feira (29) colocou Barcelona e Milan no grupo H, e Real Madrid e Juventus no grupo B.

O confronto entre Barcelona e Milan será uma revanche após a vitória do time espanhol nas oitavas de final da última edição e poderá ter ainda o reencontro de Robinho e Neymar, as duas principais revelações do Santos neste século. A chave das duas equipes tem ainda a presença do Ajax, da Holanda, e Celtic, da Escócia, o que faz o grupo contar com 16 títulos europeus somados os seus participantes.

No grupo B, Real Madrid e Juventus terão a companhia de Galatasaray e Copenhagen, da Dinamarca,  na briga pelas duas vagas para as oitavas de final. O atual campeão Bayern de Munique caiu no grupo D, e terá como rivais o Manchester City, o CSKA, de Moscou e Viktoria Plzen.

Segundo o jornal Marca, o argentino Lionel Messi disse logo após o sorteio que nenhum grupo da Liga dos Campeões é fácil. "São difíceis, como sempre. Com equipes muito parecidas e equilibradas, vamos ver partidas muito boas", disse Messi.

O diretor-executivo do Bayern de Munique, Karl Rummenigge, pediu cautela ao time no começo da competição na qual os alemães vão defender o título. "Temos que entrar em competição com muito respeito e muita atenção desde o início", disse o dirigente, que afirmou que jogar contra Manchester City e CSKA não era exatamente o que os campeões europeus desejavam para iniciar a competição.

O técnico Juergen Klopp, do Borussia Dortmund, destacou o equlíbrio entre as equipes do grupo F, no qual o time alemão vai encarar Arsenal, Olympique de Marselha e Napoli. "Este é um grupo brilhante, equilibrado, com quatro equipes que têm o que é preciso para sobreviver na fase de grupos", disse.

Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real Madrid, disse que o time espanhol vai viver "duas partidas apaixonantes" contra a Juventus na fase de grupos. "Nos já os enfrentamos muitas vezes, sabemos das dificuldades, eles são um grande clube com enorme tradição e vai ser um rival muito duro", afirmou.

O técnico do Celtic, Neil Lennon, lamentou o fato de o time ter caído ao lado de Barcelona, Milan e Ajax logo na primeira fase. "É o pior grupo que poderíamos ter. Em termos de glamour pode ser o melhor, mas futebolísticamente falando, nada poderia ser pior", disse o comandante do clube que é considerado como o mais fraco da chave.

GRUPO A

  • Manchester United
    Shakhtar Donetsk
    Bayer Leverkusen
    Real Sociedad

GRUPO B

  • Real Madrid
    Juventus
    Galatasaray
    Copenhagen

GRUPO C

  • Benfica
    PSG
    Olympiacos
    Anderlecht

GRUPO D

  • Bayern de Munique
    CSKA-RUS
    Manchester City
    Viktoria Plzen

GRUPO E

  • Chelsea
    Schalke 04
    FC Basel
    Steaua Bucareste

GRUPO F

  • Arsenal
    Olympique de Marselha
    Borussia Dortmund
    Napoli

GRUPO G

  • Porto
    Atlético de Madri
    Zenit
    Austria Viena

GRUPO H

  • Barcelona
    Milan
    Ajax
    Celtic