Topo

Ribéry rompe domínio do Barcelona e é eleito melhor do ano na Europa

Em eleição feita por jornalistas, Franck Ribéry foi escolhido o melhor jogador da Europa na temporada 2012/2013 - Johannes Eisele / AFP
Em eleição feita por jornalistas, Franck Ribéry foi escolhido o melhor jogador da Europa na temporada 2012/2013 Imagem: Johannes Eisele / AFP

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 14h02

“Eu fui melhor”, disse Franck Ribéry na última segunda-feira, em entrevista à revista alemã “Kicker”, quando foi questionado sobre o prêmio que a Uefa daria ao jogador mais importante da temporada 2012/2013 do futebol europeu. Nesta quinta-feira, uma eleição realizada por jornalistas em Mônaco deu razão ao francês, que venceu Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e acabou com o domínio do Barcelona na disputa.

Ribéry recebeu 36 votos e ganhou dos jornalistas o título de melhor jogador da Europa no período. Messi ficou em segundo (13 votos), e Cristiano Ronaldo, que não foi à premiação, foi o terceiro colocado no pleito (três votos).

“É um momento muito especial para mim por estar aqui e por ter vencido esse título individual. Quero agradecer a todos os meus companheiros de time por terem possibilitado isso”, declarou Ribéry após ter recebido o troféu.

O francês foi um dos protagonistas do Bayern de Munique na temporada passada. O time alemão conquistou três títulos, incluindo a Liga dos Campeões da Uefa.

Com essa campanha, Ribéry conseguiu encerrar um domínio do Barcelona na premiação da Uefa. Nas duas temporadas anteriores, o título individual havia ficado com Messi (2010/2011) e Andrés Iniesta (2011/2012).

“Esperamos ganhar mais neste ano. Estamos trabalhando muito para isso”, afirmou Messi.

Depois de os três finalistas terem sido apresentados, 53 jornalistas tiveram 30 segundos para apertar o botão correspondente ao jogador que eles desejavam premiar.

Os jornalistas foram escolhidos pela associação de mídia da Europa. Cada um representava uma das federações que compõem a Uefa.

Na primeira etapa da votação, cada jornalista teve de eleger uma lista dos cinco melhores jogadores da Europa na última temporada. Os atletas tiveram pontuação diferente para cada posição em que foram selecionados, e isso deu origem à lista tríplice de finalistas. A Uefa anunciou no dia 6 de agosto que a disputa derradeira seria formada por Messi, Ribéry e Ronaldo.