Topo

Troféus de campeão brasileiro do Bahia são encontrados em sacos de lixo

Jogadores do Bahia campeões em 1988 reunidos duas décadas após a conquista - Edson Ruiz/Footpress
Jogadores do Bahia campeões em 1988 reunidos duas décadas após a conquista Imagem: Edson Ruiz/Footpress

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 13h45

Dois dos principais troféus da história do Bahia (Taça do Brasil de 1959 e Campeonato Brasileiro de 1988) foram encontrados em sacos de lixo em um edifício que era utilizado como sede administrativa do clube pela gestão do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, localizado no Caminho das Árvores, um bairro nobre de Salvador.

A informação foi divulgada pelo jornal Correio, que apontou dois motivos para as taças não se encontrarem na sala de troféus do clube: esquecimento e falta de cuidado com os grandes patrimônios da agremiação.

De acordo com a matéria, os troféus foram retirados do CT no mês de julho para a realização de uma ação de marketing no jogo entre Bahia e Corinthians, na Arena Fonte Nova, que inclusive acabou não acontecendo. Porém, eles não foram levados de volta para o Fazendão.

Novo presidente do Bahia, Fernando Schmidt lamentou a notícia e contou ainda que Bobô, ídolo tricolor e um dos principais destaques da campanha do Brasileiro de 1988, o ligou quase chorando para falar sobre os troféus encontrados no saco de lixo.

“Absoluto descaso com os troféus do clube. Jogados de canto. Mandei buscar. Bobô quase chorando me ligou para falar sobre isso. Colocados no saco de lixo. [Os troféus] Voltam ao CT hoje, enquanto negociamos a construção do memorial”, disse o presidente ao Bahia Notícias.