Topo

Após usar TV para captar atletas, manifesto ganha apoio de treinadores

Vagner Mancini assegura apoio de treinadores a movimento formado por atletas do futebol brasileiro - Site oficial do Atlético-PR
Vagner Mancini assegura apoio de treinadores a movimento formado por atletas do futebol brasileiro Imagem: Site oficial do Atlético-PR

Guilherme Costa, Gustavo Franceschini e Vanderlei Lima*

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 06h00

A TV e a repercussão ajudaram a ampliar o Bom Senso F.C., movimento criado por um grupo de jogadores de futebol do Brasil para discutir mudanças na modalidade. Depois de terem monitorado entrevistas em busca de novos adeptos, os atletas lançaram nesta semana um manifesto contra o calendário proposto pela CBF para a temporada 2014. A repercussão em torno do texto rendeu apoio de uma série de treinadores.

“Os técnicos também estão apoiando. Nós entendemos que o calendário tem de ser benéfico para todos que participam e não pode atender apenas a algumas instituições. Precisamos pensar nos atletas para que tenhamos bons jogos, bons preparadores e bons treinadores. Um desgaste muito grande também gera déficit”, disse Vagner Mancini, que atualmente comanda o Atlético-PR.

Mancini também é vice-presidente e um dos idealizadores da FBTF (Federação Brasileira de Técnicos de Futebol), entidade lançada em agosto deste ano. A instituição conta com mais de 20 treinadores, e a principal proposta é defender interesses coletivos da categoria.

“Eu conversei com Dorival Júnior, Caio Júnior, Tite, Ney Franco, Falcão, Leão, Muricy Ramalho e Oswaldo de Oliveira. Todos defenderam a ideia”, afirmou Mancini. Além do apoio individual, a FBTF endossa o movimento dos jogadores.

O manifesto dos atletas foi divulgado na última terça-feira, com assinaturas de 72 jogadores das duas primeiras divisões do futebol brasileiro. A rede foi formada a partir de contatos dos próprios signatários.

Durante a fase de composição do grupo, a TV foi um aliado significativo. Líderes do movimento monitoraram entrevistas de atletas em busca de jogadores que tivessem reclamações e posturas condizentes com as que o grupo defende.

O primeiro foco do grupo de atletas é uma discussão sobre o calendário do futebol brasileiro. A CBF divulgou na última semana a proposta da entidade para a temporada 2014, quando os Estaduais vão começar no dia 11 de janeiro. Para cumprir o que foi determinado pela instituição, os jogadores teriam de fracionar as férias e abrir mão da pré-temporada.

No manifesto divulgado nesta semana, os jogadores pediram uma reunião com a CBF. O grupo de atletas fará uma reunião na próxima segunda-feira, em São Paulo, para debater os passos seguintes.

Procurada pelo UOL Esporte, a CBF disse que ainda não foi comunicada sobre o tema e que, portanto, não tem por que se pronunciar.

* Colaborou Paulo Passos

JUCA CHAMA SINDICATO DE 'OPORTUNISTA'; BIRNER PEDE MENOS JOGOS

  • JUCA KFOURI - Como era de se esperar, os acomodados “sindicalistas do futebol” que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles.

  • VITOR BIRNER - A reformulação do calendário do futebol brasileiro é muito importante. Se houver menos jogos, a qualidade deles aumentará. Com os atletas mais bem preparados na parte física, o nível técnico das partidas ficará mais alto.