Topo

'Escudeiro' de Mano supera queda de técnico e sequestro para seguir no Fla

Analista de desempenho Rafael Vieira trabalha durante partida do Flamengo no Maracanã - Pedro Ivo Almeida/UOL
Analista de desempenho Rafael Vieira trabalha durante partida do Flamengo no Maracanã Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/09/2013 11h01

Em um período de mudanças e trocas na comissão técnica do Flamengo, o analista de desempenho Rafael Vieira parecia ser nome certo para já estar bem longe do Flamengo. Primeiro, foi vítima de um sequestro-relâmpago em maio e deixou a Gávea com medo da violência do Rio de Janeiro. Em seguida, retornou ao clube a pedido de Mano Menezes, mas viu o treinador pedir demissão uma semana após o início de sua nova passagem. Nada disso, porém, foi suficiente para impedir sua permanência até dezembro no Rubro-negro.

‘Escudeiro’ de Mano Menezes, Rafael trabalhou com o técnico no Grêmio, no Corinthians e na seleção brasileira. No entanto, sua chegada ao Flamengo - em janeiro – se deu através do diretor Paulo Pelaipe, e por isso ele não fará parte das trocas que podem ocorrer até o final do ano.

“Ele e Mano se conhecem muito bem e já trabalharam muito juntos, mas hoje ele é um profissional do Flamengo. Está conosco e assim permanecerá até dezembro. Não vamos trocar nada por conta da saída de um técnico. O Rafael só saiu antes por uma questão particular, mas logo voltou. Agora está fazendo um trabalho importante e não poderia sair agora”, disse Pelaipe.

No sequestro-relâmpago sofrido em uma movimentada avenida da zona oeste do Rio de Janeiro, o analista de desempenho teve um prejuízo de pouco mais de R$ 30 mil ao perder todo seu equipamento de trabalho, como notebooks, tablets, programas e câmeras para registrar as partidas.

Mais do que isso, Rafael Vieira sofreu um grande baque psicológico, desistindo de ficar no Rio de Janeiro e voltando para o Rio Grande do Sul, sua terra natal. Lá, se recuperou do trauma e ainda acompanhou o nascimento de sua filha no mês de julho. No início de setembro, mais tranquilo, aceitou retornar ao Flamengo a convite de Mano Menezes.

"Saí na hora. Não tinha como ficar. Bateu um medo muito grande. Mas agora estou de volta e mais tranquilo. Vou continuar meu trabalho e ajudar a desenvolver o departamento de futebol do Flamengo", contou o analista.

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Com câmera, notebook e tablet, Rafael monitora os jogadores do Flamengo no estádio

Figura importante da comissão técnica, Rafael Vieira é responsável por preparar vídeos de adversários, montar parte da palestra antes dos jogos, filmar as partidas e analisar o desempenho individual de cada atleta através de um programa de estatística. Além disso, tem a função de montar relatórios para a comissão técnica e mapear possíveis reforços e nomes de destaques do cenário futebolístico.

O jogo da última quarta-feira, contra o Botafogo, foi o quinto do analista desde seu retorno. Antes, o escudeiro de Mano Menezes - e agora de Jayme de Almeida - já havia medido o desempenho da equipe nas partidas contra Santos, Ponte Preta, Atlético-PR e Náutico.