Topo

Técnico do Barcelona defende rodízio e prevê Messi e Neymar no banco

Tata Martino cria polêmica com jogadores por substituições, mas defende o rodízio de atletas - AFP PHOTO/ LLUIS GENE
Tata Martino cria polêmica com jogadores por substituições, mas defende o rodízio de atletas Imagem: AFP PHOTO/ LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 13h08

Uma substituição feita pelo técnico Gerardo “Tata” Martino na última terça-feira provocou polêmica no Barcelona. Aos 36min do segundo tempo de um jogo contra a Real Sociedad, o comandante trocou o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o melhor do mundo nas últimas quatro temporadas, pelo jovem Sergi Roberto. Questionado nesta sexta-feira sobre uma possível insatisfação do camisa 10, o treinador defendeu um rodízio de atletas na equipe catalã e disse que o brasileiro Neymar também vai participar disso.

“Leo [Messi] e Neymar não gostam de ser trocados. Andrés [Iniesta], Xavi e Cesc [Fàbregas] também não gostam de ficar no banco. Mas eu fui contratado para tomar decisões e pretendo seguir fazendo uma rotação. Eles que entendam”, disse o treinador argentino.

Martino chegou ao Barcelona antes da temporada 2013/2014. Egresso do Newell’s Old Boys, o argentino foi contratado para substituir Tito Vilanova, afastado por problemas de saúde. Na apresentação, o técnico admitiu que a opinião de Messi pesou para que ele fosse escolhido.

No entanto, a boa fase de Martino com Messi não durou muito tempo. Em oito jogos na atual temporada, o camisa 10 foi substituído três vezes. O número é o mesmo que ele havia registrado em 136 partidas com Vilanova e o antecessor dele, Pep Guardiola.

Ao ser substituído no jogo contra a Real Sociedad, Messi saiu de campo sem olhar para Martino. “Ele aceitou pior do que Neymar a decisão do treinador”, disse o jornal espanhol “Marca”.

Depois disso, em entrevista coletiva, Martino chegou a desmentir uma crise com Messi: “Minha obrigação é cuidar dele”. O próprio jogador também desmentiu ter feito qualquer gesto que mostrasse insatisfação. “Ninguém gosta de sair, mas temos de aceitar”, declarou o camisa 10.

Nesta sexta-feira, porém, Martino explicou que o assunto faz parte de um contexto maior. Por isso, o técnico incluiu na discussão também o brasileiro Neymar, contratado nesta temporada pelo Barcelona.

“Desde agosto, Neymar é o jogador de linha com mais minutos pelo Barcelona. Além disso, foi convocado para dois amistosos do Brasil. Ele tem disputado muitas partidas. Eu devo cuidar e proteger, e ele também vai descansar”, disse o treinador do time catalão. “Não me interessa que o Neymar dispute oito jogos em 28 dias, independentemente da idade”, completou Martino.

A lógica do técnico para Messi é similar: “Eu não posso compará-lo com outras temporadas porque é a primeira vez em que nós trabalhamos juntos, mas Leo vem muito bem. A melhor atuação dele foi contra o Rayo Vallecano, quando ele não marcou gols. Nenhum jogador gosta que o tirem de campo, mas eu tenho de gerenciar os minutos”.

Em seis rodadas, o Barcelona tem 100% de aproveitamento do Campeonato Espanhol. Martino, contudo, minimizou esse rendimento. “Se vencermos sete em sete e não formos campeões, não vale nada. É apenas uma estatística. O mais importante é chegar bem a maio do próximo ano”, finalizou o técnico.