Topo

Ministro apoia mudança em calendário e pede mais jogos para times pequenos

Aldo Rebelo também quer mudanças no calendário do futebol brasileiro - Júlio César Guimarães/UOL
Aldo Rebelo também quer mudanças no calendário do futebol brasileiro Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2013 17h36

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, declarou nesta quinta-feira que é favorável as mudanças no calendário do futebol propostas pelo movimento de atletas Bom Senso FC. Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, ele disse que os grandes clubes brasileiros jogam, em média, 20 partidas a mais por ano que os clubes de ponta da Europa. Isso, segundo ele, causa dois problemas.

O primeiro é o excesso de lesões de atletas. Rebelo afirmou que os jogadores de futebol brasileiros acabam se machucando mais frequentemente porque não tem tempo necessário para descanso entre jogos. “Já houve time que jogou uma partida sem um jogador titular pois todos estavam machucados”,

O excesso de lesões causa o segundo problema apontado pelo ministro do Esporte: a piora do desempenho dos times do país em competições internacionais. Rebelo disse que, enquanto um time nacional disputa uma Copa Libertadores, por exemplo, joga também campeonatos estaduais e outros torneios. Já times de outros países se dedicam mais ao campeonato continental. Por isso, tendem a jogar melhor.

O ministro, no entanto, fez uma ressalva. Ele disse que, apesar do movimento dos atletas ser muito oportuno, ele está focado só nos problemas enfrentados pelos clubes de ponta do Brasil. Para Rebelo, é preciso incluir os pequenos times na discussão do calendário e, no caso dele, o problema é a falta de jogos.

“Os clubes pequenos, que são a grande maioria dos clubes, sofrem com o calendário escasso”, afirmou o ministro. “Os times jogam o estadual e não têm mais torneios durante um ano. Precisamos pensar nisso também.”