Topo

Lazio sofre punição por racismo e jogará com portões fechados

Lazio já havia sido punida após o duelo contra a Juventus pela Supercopa Italiana - TIZIANA FABI/AFP
Lazio já havia sido punida após o duelo contra a Juventus pela Supercopa Italiana Imagem: TIZIANA FABI/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 16h05

Nesta sexta-feira, o corpo diretivo da Uefa decidiu punir a Lazio com uma partida com os portões fechados por conta de incidentes de cunho racista no duelo contra o Legia Warsaw, disputado no dia 19 de setembro, pela Liga Europa. Além da ausência de seus torcedores na próxima partida, os italianos ainda terão que pagar multa de 40 mil euros (cerca de 120 mil reais).

A pena, que foi dada por conta de banners e cantos ofensivos, além do uso de fogos de artifício, será paga no dia 7 de novembro, quando as águias enfrentam o Apollon Limassol, do Chipre, pelo Grupo J da segunda maior competição europeia.

A punição não é a primeira que a equipe de Roma recebe por conta do comportamento de parte dos seus torcedores, que contam com uma reputação de violência e defesa de uma linha política de extrema direita. Pela Série A do Campeonato Italiano, o setor do Estádio Olímpico que abriga tal facção já chegou a ser interditado no confronto com a Udinese, depois de os celestes terem discriminado atletas da Juventus em duelo pela Supercopa da Itália.

Na última temporada, a Lazio já havia sofrido punição semelhante da Uefa, tendo que jogar duas partidas com os portões fechados devido aos incidentes racistas no duelo contra os alemães do Borussia Monchengladbach, pela Liga Europa. Pela mesma competição, torcedores italianos também discriminaram o Tottenham Hotspur, que possui forte ligação com a população judaica de Londres.

A Lazio soma quatro pontos no Grupo J da competição europeia, sendo o líder da sua chave. Pelo Campeonato Italiano, os romanos somam dez pontos e ocupam a sexta colocação da tabela de classificação.