Topo

Clubes aprovam inovação de turno único no Carioca-14 por unanimidade

Botafogo é o atual campeão carioca, que será disputado em turno único em 2014 - Marcelo de Jesus/UOL
Botafogo é o atual campeão carioca, que será disputado em turno único em 2014 Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/10/2013 17h15

O novo formato do Campeonato Carioca de 2014 foi aprovado de maneira unânime pelos clubes em reunião do conselho arbitral nesta segunda-feira, na sede da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). A competição estadual, que começará no dia 19 de janeiro, terá turno único onde os quatro melhores se classificam para semifinais e finais.

A modificação já havia sido acordada entre os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro no final de setembro, mas ainda terá que ser aprovada pelo CNE (Conselho Nacional do Esporte). Como irá alterar uma competição no ano anterior à sua realização, algo proibido pelo Estatuto do Torcedor, a medida precisa do crivo do órgão federal em até 15 dias.

A mudança é reflexo de um movimento liderado por jogadores, o Bom Senso F.C., contra o calendário da próxima temporada, proposto pela CBF. A entidade máxima do futebol queria que os torneios estaduais começassem no dia 12 de janeiro, com um período mínimo de preparação por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A Ferj também premiará o campeão da Taça Guanabara (antigo 1º turno) para manter a tradição que foi criada em 1965. O primeiro colocado na fase de pontos corridos receberá o troféu simbólico. A Taça Rio será dada ao time pequeno mais bem colocado na primeira fase do torneio.

O número de participantes do Carioca não sofreu alterações e segue com 16 clubes. Serão 19 datas no torneio, contra 21 do atual formato. A Ferj acredita que a medida será aprovada pelo CNE por conta da alteração forçada no calendário.

Em reunião do Bom Senso F.C. com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta segunda-feira, os representantes da entidade máxima do futebol no país pediram 15 dias para analisar os pedidos dos jogadores. Um dossiê foi entregue com argumentos e sugestões sobre cinco pontos que pretendem debater para o futuro do futebol brasileiro: calendário, férias dos atletas, pré-temporada, fair-play financeiro e representatividade em congressos técnicos.

JUCA CHAMA SINDICATO DE 'OPORTUNISTA'; BIRNER PEDE MENOS JOGOS

  • JUCA KFOURI - Como era de se esperar, os acomodados “sindicalistas do futebol” que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles.

  • VITOR BIRNER - A reformulação do calendário do futebol brasileiro é muito importante. Se houver menos jogos, a qualidade deles aumentará. Com os atletas mais bem preparados na parte física, o nível técnico das partidas ficará mais alto.