Topo

Conquista da Libertadores pelo Atlético-MG vira filme "Contra o Vento"

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

08/10/2013 06h00

O inédito título da Libertadores, conquistado pelo Atlético-MG em julho último, teve ares de drama, pela dificuldade e reviravolta do alvinegro mineiro na fase final do torneio. A transformação da história com final feliz para o torcedor atleticano em roteiro de filme foi um caminho natural. Coube à Movimento Filmes, produtora responsável pelo documentário sobre Ronaldinho Gaúcho no clube atleticano, iniciar a produção, que já tem nome: “Contra o vento”.

O título do documentário faz referência à campanha “Eu acredito”, que foi a marca da vitoriosa trajetória alvinegra, e se inspira em texto do escritor mineiro e torcedor fanático do Atlético Roberto Drummond, já falecido, que escreveu que se tiver uma camisa pendurada em um varal, numa tempestade o “atleticano torce contra o vento”.

A ideia da produtora é trazer para o torcedor atleticano bastidores do título da Libertadores, entrevistas exclusivas e, principalmente, imagens diferentes das vistas nos programas de televisão, sob a ótica do torcedor atleticano. A data do lançamento do documentário ainda é indefinida.

“Vai ser um filme para o torcedor ver várias vezes, se emocionar e, principalmente, conhecer bastidores que não viu ainda”, explicou o diretor do documentário, João Vasconcelos.

Ainda sem data para lançamento oficial, que é guardado como segredo pela produtora, o filme utilizará imagens da campanha e depoimentos inéditos dos artistas principais da conquista.

A produção já esteve na Cidade do Galo, em Vespasiano, na última semana, quando conversou com atletas do time mineiro para colher depoimentos diferentes sobre os jogos e sobre os momentos dramáticos vividos pela equipe, principalmente nas quartas de final, quando eliminou o Tijuana, com Victor defendendo pênalti aos 47 minutos do segundo tempo.

O diretor do documentário evita dar detalhes sobre a gravação e, principalmente, sobre como será o filme. “A ideia é mostrar bastidores. Temos boas imagens e estamos gravando depoimentos importantes. O filme ficará pronto até o final do ano e todos os torcedores irão gostar”, observou.

CONTRA O VENTO

Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade,o atleticano torce contra o vento. Ah, o que é ser atleticano? É uma doença? Doidivana paixão? Uma religião pagã? Bênção dos céus? É a sorte grande? O primeiro e único mandamento do atleticano é ser fiel e amar o Galo sobre todas as coisas.

Roberto Drummond, escritor e atleticano

A ideia do lançamento do filme veio ainda durante a Libertadores e quando a Movimento Filmes gravava o documentário “R10, meteoro atleticano”, que será lançado no final deste ano. Como a produtora tinha um grande acervo de imagens, procurou aproveitar para lançar a publicação do título.

A Movimento Filmes acompanhou todos os jogos do alvinegro mineiro na campanha vitoriosa do torneio internacional. Em algumas partidas, foi no meio do torcedor atleticano para conseguir imagens diferentes. Tudo isso será utilizado na gravação e produção do documentário, que conta com apoio da diretoria do Atlético.

“É importante registrar. Foi uma conquista grande. Toda grande conquista vale ser registrada”, comentou o diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf. Um dos destaques da campanha do título, Diego Tardelli também aprova a iniciativa.

“Acho que merece filme, comemoração até hoje. Foi uma conquista difícil e que merece ser documentada realmente para ficar guardada para muito tempo, para o torcedor ver e rever”, enfatizou o atacante atleticano.