Topo

Posição vaga da CBF em 1ª reunião desanima Bom Senso, que já traça plano B

Comissão do Bom Senso não saiu animada da reunião com Marin e Del Nero, na sede da CBF - Divulgação/Bom Senso F.C.
Comissão do Bom Senso não saiu animada da reunião com Marin e Del Nero, na sede da CBF Imagem: Divulgação/Bom Senso F.C.

Guilherme Costa e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 06h00

Os jogadores que compõem o Bom Senso F.C. conseguiram marcar para a última segunda-feira uma reunião com a CBF. O evento foi comemorado pelos atletas, sobretudo porque eles conseguiram da entidade a promessa de um segundo encontro, mas isso não foi suficiente para que eles saíssem animados.

O Bom Senso F.C. é um coletivo que já reúne mais de 800 jogadores de futebol do Brasil. O movimento foi criado, inicialmente, como uma reação ao calendário proposto pela CBF para a temporada 2014.

Depois, o Bom Senso F.C. evoluiu e estabeleceu as propostas do grupo em cinco temas: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e participação de jogadores em conselhos técnicos das entidades esportivas.

Os jogadores colocaram os cinco tópicos em um ofício enviado à CBF e pediram uma reunião com a entidade. Na segunda-feira, um grupo formado por Paulo André, Dida, Juninho Pernambucano, Cris e Seedorf, além do advogado João Chiminazzo, foi recebido por José Maria Marin e Marco Polo del Nero.

No encontro, os jogadores expuseram os motivos de não estarem satisfeitos com a atual situação do futebol brasileiro. Eles usaram extensa base teórica para justificar as proposições e os tópicos questionados.

O que eles tiveram como resposta, porém, foi apenas silêncio. Os dirigentes da CBF não deram nenhum retorno concreto, como informou na segunda-feira o blog do jornalista Juca Kfouri. Eles disseram que não podiam tomar decisões unilaterais e pediram duas semanas para conversarem com TV, clubes e federações.

O que mais assustou os atletas, porém, foi o fato de a CBF ter, na visão deles, limitado a discussão ao calendário. Os jogadores entendem que a entidade está mais preocupada com o status e com a política interna do que com mudanças no futebol.

O sonho dos jogadores era usar a reunião para abrir um diálogo sobre o futuro do futebol. Eles queriam discutir temas mais densos do que o calendário, por exemplo. Isso aumentou o sentimento de frustração sobre a reunião de segunda-feira.

Até pela resposta recebida no primeiro encontro, os atletas começam a trabalhar com um plano B, já que o pedido do Bom Senso foi, inicialmente, tentar uma resolução pelo diálogo. Nas próximas semanas, os jogadores devem traçar estratégias para uma eventual negativa da CBF, para que o movimento consiga um resultado mais concreto. 

BLOGUEIROS DO UOL ESPORTE COMENTAM A MANIFESTAÇÃO DOS ATLETAS

  • Juca Kfouri: Jogadores recebem acenos concretos da Globo, mas saem desanimados de reunião com a CBF

  • Marcos Peres: Nos EUA, greve já causou substituição de todos os jogadores

  • Erich Beting: Bom senso está em falta, e criação de movimento de jogadores é um tiro certeiro