Topo

Placar UOL lança raio-X em tempo real do desempenho de times e jogadores

Do UOL, em São Paulo

10/10/2013 06h00

Que setores do campo o jogador ocupa? Quantos quilômetros já percorreu? Qual a velocidade máxima de cada um? Por quanto tempo apenas andou pelo campo? Qual o tempo de posse de bola dos dois times? Os internautas que acessarem o Placar UOL em alguns dos principais jogos de futebol terão respostas em tempo real das perguntas acima e ainda de muitas outras, em um verdadeiro raio-X do que acontece em campo.

A partir desta quinta-feira, no duelo entre Flamengo e Internacional, pelo Brasileirão, o Placar UOL, em associação à Stats, passará a veicular os dados obtidos por um sofisticado sistema que monitora o movimento de todos os jogadores durante uma partida. Usado por todos os times da NBA, esse produto é inédito entre os sites brasileiros.

Veja algumas das novas atrações do Placar UOL:

- Mapas de calor: câmeras especiais apontam por onde cada atleta se movimentou no campo. Uma cartela de cores indica os locais onde o atleta mais passou no gramado. Dá para ver lado a lado a movimentação de cada jogador.
                                  
- Mais rápidos: faltou velocidade para o craque do time chegar na bola? Um velocímetro deixa claro qual foi a velocidade máxima atingida por cada um. A ferramenta permite também que o internauta saiba quantas arrancadas - números de vezes que os jogadores passaram de 20 km/h - foram realizadas por cada integrante das duas equipes. É possível, ainda, visualizar a evolução da velocidade média dos dois times a cada período de cinco minutos de jogo. Há a indicação também do mais rápido em campo (o “velocista”) e o mais lento (o “tartaruga”).

- Quem correu mais: o Placar UOL também aponta agora quem é o “maratonista” em campo e quem é o “poste” da partida. É possível conferir a distância percorrida por cada jogador em campo, assim como saber o quanto ele andou, trotou ou arrancou durante a partida. O internauta pode comparar os números do mesmo time e também comparar a distância entre os atletas dos outros times. Individualmente ou no geral, é possível dizer quem mais se esforçou e correu em campo. Ou quem andou demais e só viu a bola passar.

- Posse de bola: o internauta vai saber quanto tempo cada time ficou com a bola e qual a porcentagem que esse tempo representa nos 90 minutos de jogo. Há um gráfico que comparar qual time domina a partida analisando a evolução da posse de bola a cada período de 5 minutos de jogo.

- Raio-X dos jogadores: cada atleta também pode ser analisado individualmente. Aqui, todos os dados citados acima, como mapas de calor, quantidade de passes certos e errados, velocidade, distância percorrida, fazem da ficha técnica do jogador no jogo.

Os dados estatísticos já usados pelo Placar UOL anteriormente, fornecidos pelo Datafolha, continuam disponíveis e são complementares às novas ferramentas. Ou seja, o internauta continua tendo acesso à quantidade de passes (certos e errados), lançamentos, impedimentos, dribles, desarmes e bolas perdidas são realizados por cada time na partida.