Topo

Ex-companheiro de Beckham revê tio no Twitter e vai defender Gibraltar

Em 1999, Higginbotham (e) era companheiro de um cabeludo Beckham no Manchester United - Reuters
Em 1999, Higginbotham (e) era companheiro de um cabeludo Beckham no Manchester United Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/10/2013 17h35

A rede social Twitter mudou radicalmente a vida do inglês Danny Higginbotham. Foi graças a ela que o jogador de futebol de 34 anos, companheiro de Beckham no Manchester United dos anos 1990, reencontrou um tio e aceitou defender a seleção de Gibraltar.

A família materna de Higginbotham tem ligação com o território, o que torna o defensor elegível para a seleção de Gibraltar. Allen Bula, tio do jogador, é o atual técnico da seleção.

Gibraltar é um território britânico situado no extremo sul da Península Ibérica. A seleção existe desde 1923 e atingiu em 2006 o terceiro lugar da Fifi World Cup, competição que reúne as nações não reconhecidas pela Fifa.

Neste ano, porém, Gibraltar foi reconhecida como membro fixo da Uefa. Por isso, o território de 6,8 mil quilômetros quadrados e pouco mais de 30 mil habitantes iniciou um projeto para tentar chegar à Eurocopa de 2016.

Em meio a esse processo, Bula usou o Twitter para contatar Higginbotham. O jogador de 34 anos defendeu o Manchester United entre 1997 e 2000, e depois ainda acumulou passagens por times como Derby County, Stoke City e Sunderland. Ele atualmente está no Chester.

“Nós tínhamos perdido contato, mas meu tio mandou uma mensagem no Twitter e voltamos a conversar. Fiquei muito feliz de saber que Gibraltar me quer na seleção. Quando eu encerrar minha carreira, vou poder olhar para trás e dizer que eu fui um jogador internacional”, disse Higginbotham em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail”.

O acerto para Higginbotham defender Gibraltar já foi concluído. Agora, falta apenas a seleção agendar um amistoso. Lituânia e Canadá chegaram a ser especulados recentemente como possíveis adversários do novo time dele, mas a equipe ainda não tem nenhum jogo oficialmente marcado.