Topo

Com Clemer até dezembro, Inter renova sonho de contratar Tite em 2014

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/10/2013 06h00

A efetivação de Clemer resolve dois problemas no Internacional. Define um comandante para a equipe até o final do Brasileirão, mas também dá tempo para a direção correr atrás de um treinador visando 2014. Neste cenário, a permanência do ex-goleiro no cargo renova o sonho de trazer Tite de volta.

O atual treinador do Corinthians é sonho de consumo do presidente Giovanni Luigi. Segundo apurou o UOL Esporte, Tite já foi procurado três vezes pelo Colorado desde meados do ano passado. O último contato ocorreu em 22 de setembro, logo após a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquela oportunidade, Tite nem sequer admitiu conversar com o Inter. E os dirigentes gaúchos fizeram questão de negar publicamente o contato. Mas era a primeira movimentação para tirar Dunga do comando do time – o que acabou acontecendo 12 dias depois.

Tite tem contrato com o Corinthians até dezembro e não iniciou ainda as tratativas para ampliar seu vínculo. Em julho, após a conquista da Recopa Sul-Americana, o treinador titubeou ao falar da renovação. E a má fase atual pode contribuir para a saída do Parque São Jorge no final deste ano.

No Beira-Rio, Tite conquistou a Copa Sul-Americana de 2008, o Gauchão de 2009 e ainda chegou na final da Copa do Brasil do mesmo ano. Acabou demitido após um atrito com D’Alessandro e uma série de resultados ruins no Brasileirão.

Clemer por falta de opção

A efetivação de Clemer foi anunciada com o argumento de ser um prêmio pelos esforços do ex-goleiro. Mas na verdade passa pela pura falta de opção do Internacional. No mercado desde o dia 4, quando demitiu Dunga, o clube gaúcho não encontrou alternativas viáveis para o momento.

Abel Braga foi o primeiro contatado. Tite, que já havia se negado a falar duas semanas antes, nem sequer foi procurado. Celso Roth e Mano Menezes também foram sondados. Nenhum dos três aceitou assumir o Inter imediatamente.

Abel chegou a viajar para a Europa com a família, mas pela boa relação com o Inter deixou no ar uma possibilidade de assumir o time no retorno das férias. A data não fechou com o planejamento do Colorado, pois seria após o Gre-Nal e o segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

Paralelo a isso, Clemer assumiu e deu boa resposta. Em três jogos conquistou seis pontos e agradou no trabalho diário. Na visão dos cartolas, estabeleceu um bom ambiente e organizou setores da equipe que vinham apresentando problemas.