Topo

Diretor da Uefa sugere estaduais com formato inglês para aliviar calendário

Saam Momen sugere que Estaduais tenham jogos eliminatórios e com grandes entrando na reta final - Jefferson Bernardes/Preview.com
Saam Momen sugere que Estaduais tenham jogos eliminatórios e com grandes entrando na reta final Imagem: Jefferson Bernardes/Preview.com

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/10/2013 06h01

A Copa da Inglaterra, tradicional torneio disputado no país europeu, pode ser o modelo para minimizar os problemas do calendário brasileiro. O torneio foi citado pelo diretor de partidas da UEFA e do Arsenal, Saam Momen, como exemplo de formato para se aplicar nos Estaduais brasileiros, com jogos eliminatórios em todas as fases e os clubes considerados grandes entrando perto da reta final.

Momen está na lista de contatos do Bom Senso F.C, grupo de mais de 800 jogadores brasileiros engajados em uma batalha que tem, entre outros motes, a redução do calendário do futebol verde-amarelo. Mas ele garante que ainda não foi procurado por ninguém do movimento para conversar sobre uma proposta oficial de mudança no calendário. Ainda assim, sugere a fórmula inglesa como uma saída.

“Uma saída seria usar a fórmula da Copa da Inglaterra. Disputar os Estaduais junto com o Campeonato Brasileiro, mas fazê-lo todo com mata-mata. E os grandes só entrando a partir das oitavas ou quartas de final”, disse Saam Momen.

A proposta reduziria o número de jogos dos times considerados grandes no âmbito estadual. E também atenderia a demanda política das federações, que não aceitam extinguir os torneios regionais ou abrir mão dos clubes de maior torcida.

“Nós temos muitas competições aqui no Brasil. Alguns amigos meus perguntam como pode o campeonato não parar nas datas Fifa. Temos este problema, mas é preciso respeitar a cultura. A saída pode ser os Estaduais correndo em paralelo ao Campeonato Brasileiro mesmo”, comentou Momen.

Presente no Seminário Futebol do Futuro, convidado pelo Instituto Sports Market, Samm Momen atualmente é o diretor de partidas do Arsenal junto à Uefa. E até 2009 trabalhou dentro da entidade no planejamento de calendários.