Topo

Pelé relembra veto da seleção aos Beatles em 66 e chora ao citar o pai

Pelé chora durante lançamento de livro "1.283" - José Ricardo Leite/UOL
Pelé chora durante lançamento de livro "1.283" Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 12h26

Pelé chorou durante o lançamento de seu livro nesta quarta-feira, em São Paulo. O ex-jogador não segurou as lágrimas ao relembrar do pai Dondinho, morto em 1996. Durante a entrevista coletiva dada em um museu na zona sul da capital paulista, Pelé também destacou passagem curiosa ocorrida em 1966, quando recebeu pedido do The Beatles para que se apresentasse ao elenco brasileiro que integrava o Mundial daquele ano.

Sobre a história envolvendo a banda inglesa, Pelé conta que a Confederação Brasileira de Futebol (na época CBD) vetou os integrantes do The Beatles de se apresentar ao time durante a Copa de 66, que acontecia na Inglaterra. Seria um show dentro da concentração, exclusiva aos atletas.

“A história realmente aconteceu. Eu só tive certeza de que realmente aconteceu [o pedido da banda para se apresentar à seleção em 1966] quando eu estava em Nova Iorque para estudar inglês. Eu encontrei o John Lennon e ele perguntou sobre aquela intenção de fazer o show”, contou.

O tricampeão mundial ficou emocionado ao assistir a um clipe com diversos gols marcados na carreira. “Isso [vídeo dos gols] me fez lembrar de quando eu conversava com o meu pai. O único recorde que eu não quebrei foi fazer cinco gols de cabeça num jogo só. Já fiz três gols de cabeça. Mas cinco, só o Dondinho [pai] fez. Quando vi essa viagem lembrei do meu pai. Esse registro de gols passou como um filme na minha cabeça, porque o Dondinho não tem esse registro”, disse Pelé, que lançou o livro “1.283”, em alusão aos gols que fez como jogador.

Com edição limitada de 1.283 cópias, a publicação conta em 500 páginas a trajetória de vida de Pelé. Cada unidade é numerada para garantir exclusividade, além de ter a assinatura de Pelé, que autografou pessoalmente cada uma das cópias. O livro foi lançado pela Editora Toriba.

O preço da obra varia de R$ 3.600 a R$ 5.500, esta última apenas 200 edições foram feitas e possuem autógrafos dos ex-jogador nas páginas.