Topo

Bobby Charlton recebe título de doutor 'honoris causa' na Inglaterra

Bobby Charlton foi campeão mundial com a Inglaterra na Copa de 1966, única conquistada pelo país - Ted Lajibe/AFP
Bobby Charlton foi campeão mundial com a Inglaterra na Copa de 1966, única conquistada pelo país Imagem: Ted Lajibe/AFP

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

17/10/2013 12h54

Bobby Charlton, um dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol britânico, recebeu nesta quinta-feira o título de doutor “honoris causa” pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, em cerimônia que também premiou o último vencedor do Prêmio Nobel de Física, Peter Higgs.

A Universidade de Manchester reconheceu a “excepcional” carreira de Charlton como jogador de futebol, assim como “suas imensas conquistas” no campo social desde que pendurou as chuteiras, em 1975, nove anos depois de conquistar a Copa do Mundo de 1966, a única vencida pela Inglaterra até hoje.

A instituição sublinhou o trabalho de Charlton como membro da Academia Laureus, além de destacar que ele “soube utilizar o poder do esporte para superar problemas sociais importantes”.

Em 2011, o ex-jogador fundou a organização “Find a Better Way” (Encontre um melhor caminho), dedicada a desenvolver tecnologias que permitam detectar e retirar minas enterradas em áreas onde pessoas podem ser mortas ou gravemente feridas por elas.