Topo

Um ano depois, Ganso diz que suspeita de lesão incurável era "besteira"

Paulo Henrique Ganso se considera mais maduro hoje no São Paulo do que em 2010 - Rodrigo Capote/UOL
Paulo Henrique Ganso se considera mais maduro hoje no São Paulo do que em 2010 Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 19h21

Paulo Henrique Ganso trocou o Santos pelo São Paulo há pouco mais de um ano, em setembro de 2012, e viu seu ex-presidente Luis Alvaro Ribeiro dizer, dias após a transferência, que o novo clube teria de tomar cuidado com um problema incurável, que o jogador teria. Hoje, em sua melhor fase no São Paulo, o meia desvaloriza a declaração e diz que foi uma “besteira”.

“Isso a gente deia para trás, muita gente fala algumas besteiras. A gente tem que relevar e deixar isso para trás. Hoje estou mais maduro do que em 2010”, falou Ganso, em entrevista coletiva no CT da Barra Funda, nesta quinta-feira.

A declaração de Luis Alvaro Ribeiro foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 24 de setembro do ano passado. Dias depois, o presidente santista – hoje licenciado – afirmou que não havia concedido tal entrevista. “Vão ter de acompanhar com muito cuidado o jogador. Na minha opinião, o que ele tem é incurável”, disse Ribeiro, ao jornal.

Ganso, no entanto, se vê em momento até melhor do que em 2010, quando viveu grande fase no Santos e era considerado até melhor que o amigo e companheiro Neymar.

“Acho que eu já estou na melhor forma, vim trabalhando bastante ao longo da temporada. Chegou um pouco tarde. Mais pela sequência, todo jogador precisa de rito de jogo e comigo não foi diferente”, acrescentou o atleta.

Na quarta-feira, o meia consolidou a boa fase que vive no São Paulo e marcou um gol sobre o Náutico, na vitória por 3 a 0. Foi a primeira vez que ele balançou as redes no Brasileirão de 2013. Antes, pelo São Paulo, apenas três gols – dois no Paulistão, de cabeça, e um na Copa Suruga, contra o Kashima Antlers, no Japão.

Para Ganso, sua melhora se deve à melhora no condicionamento físico. O jogador afirma que os trabalhos preveniram lesões musculares e fizeram com que ele pudesse percorrer a temporada sem se machucar.

“Ao longo do ano, da temporada fiz bastante trabalho físico. Alguns até de reforço muscular, para não sentir tanto as lesões e a intensidade dos jogos”, analisa Ganso.

Ganso não conseguiu a titularidade absoluta enquanto foi treinado por Ney Franco no São Paulo. Chegou a ganhar espaço, mas nunca teve grande sequência de jogos. Depois, com Autuori, encontrou espaço mas não rendeu tanto. Agora, com Muricy, evoluiu intensamente de rendimento.