Topo

Santos avisa que fechará no vermelho e já descarta Robinho para 2014

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/10/2013 06h00

O presidente do Santos, Odílio Rodrigues, confirma que o clube fechará 2013 no vermelho. O valor do déficit é mantido em sigilo pela cúpula do clube, mas a situação do caixa impede o Comitê Gestor de planejar o elenco para 2014 e, inclusive, pagar as altas despesas de fim do ano. Entre elas, salários e 13º de jogadores, comissão técnica e até de funcionários de baixo escalão.

Nesse cenário, o presidente santista já adianta que o clube não tentará a contratação de Robinho, do Milan, da Itália, como acontece no clube paulista desde a saída do jogador, em julho de 2010, quando ele voltou ao Manchester City, da Inglaterra, após empréstimo de seis meses. A última tentativa, frustrada, ocorreu no primeiro semestre deste ano.

“O balanço apresentado é que o Santos feche no vermelho sim. A previsão é essa. A previsão é que o Santos fecharia negativo, desde o começo do ano, que foi apresentado ao Conselho. Nós já sabíamos e não deve mudar”, afirmou Odílio Rodrigues. Sobre Robinho, ele completa: "Acho que é mais difícil, renovou com o Milan. Não (contratação para 2014), é mais difícil hoje. Não discutimos o nome dele não”.

Questionado se o Santos poderia fazer alguma contratação de impacto para a próxima temporada, repatriando algum jogador renomado, o cartola fez questão de dizer que o clube não tem dinheiro e ainda alegou que todos os clubes brasileiros vivem uma situação financeira complicada.  

“Nem o Santos e nem outro clube tem verba para investimento. Os clubes vivem situações de caixa difíceis. O custeio do futebol é muito alto. Você passa a ter dificuldades de verba. O Santos está tentando fazer através da administração uma racionalização do custo. Faz por dever de oficio dá gestão e também por necessidade. Temos procurado a fazer uma administração com bastante racionalismo. Tudo que economizamos é bom. Se você perguntar qual o clube que tem dinheiro para investir, acho que nenhum. Vamos nos adequar”, explicou.

Um dos motivos que colaborou para o déficit em 2013 foi a ausência do patrocinador máster na camisa. O clube começou e terminará a temporada sem a sua maior receita de marketing nos últimos anos. A diretoria santista até conseguiu fechar alguns acordos pontuais para determinados jogos, mas ficou muito longe daquilo que o clube pretendia receber com o uniforme.