Topo

Paulistão tem 'grupo da morte' com Santos, Portuguesa e Ponte

Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras foram cabeças de chave do torneio - Junior Lago / UOL, Vinícius Costa/ Agência Preview, Santos FC/ Reinaldo Canato/UOL
Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras foram cabeças de chave do torneio Imagem: Junior Lago / UOL, Vinícius Costa/ Agência Preview, Santos FC/ Reinaldo Canato/UOL

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 13h21

A Federação Paulista informou o chaveamento dos grupos do Estadual de 2014, que tem início no dia 18 de janeiro. No sorteio realizado na tarde desta quarta-feira, o Santos acabou caindo no 'grupo da morte', ao lado de Ponte Preta e Portuguesa. Os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam na fase de quartas de final e o vencedor dessa disputa vai à semifinal.

A fórmula do torneio mudou para a próxima temporada. Serão quatro chaves com cinco times cada. Maiores campeões do torneio, Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras foram os cabeças de chave. 

Não haverá jogos entre times do mesmo grupo. Os classificados serão definidos após confrontos - 15 rodadas - entre equipes de chaves opostas. As quartas serão decididas em uma partida, assim como a semifinal. A decisão do título segue em dois jogos. 

Os quatro times de pior campanha na primeira fase serão rebaixados, independentemente do grupo em que estiverem.

O torneio do Interior também foi extinto, mas o time do interior com melhor campanha na primeira fase será premiado com a taça.

O grupo A tem o São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial. O Corinthians integra o grupo B, que tem o Botafogo, XV, Ituano e Audax.

O Santos está na chave C, com Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa; e o Palmeiras na chave D, que tem o Mogi, Oeste, Bragantino e Rio Claro.

“Houve a necessidade [de encurtar o torneio] por conta do calendário, pois terá Copa do Mundo em 2014. E em 2015 a temporada começa após fevereiro. Isso tudo fez com que conversássemos com clubes e federações para que fosse alterada a fórmula”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin.

A alteração é uma das reivindicações do Bom Senso F.C, que, entre outras coisas, pede um calendário com um menor número de datas e respeito à pré-temporada dos atletas. Com isso, o Paulistão segue a atitude tomada pela Federação Carioca, que definiu o Estadual do Rio com turno único. Com isso, o campeonato começará mais tarde do que nos últimos anos. 

GRUPO A
São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial
GRUPO B
Corinthians, Botafogo (SP), Ituano, XV de Piracicaba e Audax
GRUPO C
Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa
GRUPO D
Palmeiras, Mogi Mirim, Oeste, Bragantino e Rio Claro