Topo

Fãs brasileiros pedem para Beckham treinar Palmeiras e jogar na várzea

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 06h00

Desde o fim da temporada 2012/2013, quando encerrou a carreira de jogador de futebol, o inglês David Beckham ainda não estabeleceu um plano concreto para a aposentadoria. Na última quarta-feira, um grupo de fãs brasileiros fez algumas ofertas. Em evento promovido no escritório da rede social Facebook em São Paulo, o britânico foi convidado para treinar o Palmeiras e até jogar em um time amador.

Beckham promoveu um lançamento global de uma autobiografia fotográfica. Ele foi a primeira personalidade escolhida pelo Facebook para testar uma ferramenta de interação social.

Além de São Paulo, o evento foi realizado em Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Hydebarad (Índia). Em cada cidade, cerca de 60 fãs que haviam feito um cadastro na página de Beckham no Facebook foram convidados. Cada um teve cerca de um minuto para interagir com o astro, que ainda distribuiu autógrafos digitais – ele fez as assinaturas em um tablet, e as imagens foram impressas nos escritórios.

Os poucos momentos que as pessoas tiveram para conversar com Beckham não impediram manifestações curiosas dos brasileiros. Uma fã perguntou, por exemplo, se o inglês não poderia virar treinador do Palmeiras.

“Eu tenho muitos planos, mas quero continuar ligado ao futebol. Eu amo futebol e quero continuar trabalhando com isso. Seria uma grande honra fazer qualquer coisa nessa área”, respondeu Beckham.

O bancário Luiz Taraborelli, 21, fez uma oferta mais humilde ao jogador: “Como ele se aposentou, quero saber se ele tem um horário vago aos domingos de manhã para jogar no meu time de várzea, o Lineu FC, que é de Osasco”.

Se Beckham resolver aceitar, porém, Taraborelli terá um problema: vai precisar brigar com o astro por um lugar no time. “Eu jogo na mesma posição e sempre me inspirei nele. No jeito de bater na bola e de cobrar faltas, principalmente”, relatou o bancário.

O tunisiano Haithem Slaimi, 21, que vive no Brasil há um ano, foi ao evento em busca de algo mais viável. Colecionador de fotos com famosos, ele queria uma imagem em que aparecesse ao lado de Beckham – o inglês estava no escritório do Facebook em Londres.

“Não gosto de futebol, mas adoro pessoas famosas. Gosto de tirar fotos com elas. No Brasil, já consegui com a Suzy Rêgo e com a Débora Falabella. Na Tunísia, tenho fotos com muitas pessoas”, disse Slaimi, cujo sonho é montar um álbum apenas de imagens dele em companhia de celebridades.

Em busca da coleção de imagens, Slaimi já estabeleceu até a próxima meta. O tunisiano está em busca de ingressos para o evento de moda São Paulo Fashion Week: “Fiquei sabendo que vários famosos vão estar lá”.

Outro estrangeiro que esteve no escritório do Facebook em São Paulo foi o indiano Pulkit Mishra, 22, que vive no Brasil há três meses. Ele trabalha com animação de jogos para celular, mas está parado desde que chegou ao país porque ainda precisa aprender a falar português. “Sou fã do Beckham. Jogo como atacante, mas sempre me inspirei nele”, afirmou.

Entre os brasileiros, o que mais chamou atenção foi o grau de desconhecimento. A maioria foi ao evento sem fazer sequer uma ideia do tipo de interação que seria promovida ali.

“Eu vi o anúncio na página dele no Facebook e cliquei, mas não sabia o que ia acontecer. Recebi um e-mail com um convite para o evento, mas perdi a data de confirmação e até publiquei isso no Facebook. As pessoas não acreditaram. Consegui fazer a inscrição depois, e desde então as pessoas estão querendo saber o que está acontecendo”, contou a arquiteta Jamile Alboleda, de 28 anos.

“Eu não sabia o que era o evento. Curtia a página dele no Facebook, fiz a inscrição e desacreditei quando recebi um e-mail me chamando para participar. Imaginei que faríamos perguntas e que ele responderia a todos depois, de uma vez. Não sabia que haveria essa interação direta”, completou a consultora Vivi Appezzato, 28.

Fã de Beckham desde 1996, a consultora pediu o dia de folga no trabalho para ir ao evento no escritório do Facebook. No entanto, não explicou o porquê da falta. Um motivo possível para o silêncio é a experiência que Appezzato viveu em casa. O namorado dela, que sabia sobre encontro com o astro, não recebeu bem a notícia.

“Eu pedi ao meu namorado para ir à farmácia ontem, e ele me disse para pedir ao Beckham”, contou a consultora entre risos.

O perfil das pessoas que foram ao evento também incluiu grande apreço pelo lado celebridade de David Beckham. Sobretudo por Victoria, ex-integrante do grupo pop Spice Girls e mulher do inglês.

“Eu conheço o Beckham por causa do futebol, mas principalmente por causa da Victoria. Já era um fã das Spice Girls quando eles começaram, e aí fui acompanhando a carreira dele”, disse Leonardo Antônio Vasques Lopes, 29 anos.

Até terça-feira, véspera do evento, Vasques Lopes era subgerente de uma loja de roupas. Contudo, a empresa fechou as portas.

“Eu vi o evento no Facebook, entrei e me inscrevi, mas não tinha sequer pretensão de estar aqui. Não achei que eu seria selecionado. Quando eu me inscrevi eu já sabia que a loja ia fechar”, relatou.

Rafael Kabuchi, 28, que produz conteúdo de mídias sociais para a Samsung, foi outro que citou a relação de Beckham com a esposa: “Eu era mais fã da Victoria. Eu o conheci por causa dela. Acho fantástica a relação de família que eles têm”.

Durante a rodada de perguntas, Beckham foi questionado sobre a relação com a popstar. Ele foi inquirido se poderia ter ido mais longe na carreira se não tivesse sido casado com Victoria. “Eu tenho bastante orgulho das coisas que atingi e de tudo que eu fiz como profissional do futebol. Joguei em grandes times, consegui muitos títulos e cheguei à seleção do meu país. Foram coisas que me deixaram muito feliz”, retrucou o inglês.

Entre os fãs que foram à sede do Facebook, o evento gerou até uma decepção curiosa. A servidora pública Maria Lúcia Ferreira da Silva, 40, pensou que Beckham estaria fisicamente em São Paulo: “Fiquei um pouco desapontada. Eu gosto de futebol, mas o que eu queria era conferir se ele é realmente cheiroso”.