Topo

Corinthians montará circo no Pq. São Jorge com palhaço Bozo como sócio

Luis Ricardo, intérprete do personagem Bozo, é parceiro do Corinthians na montagem de um circo - Divulgação
Luis Ricardo, intérprete do personagem Bozo, é parceiro do Corinthians na montagem de um circo Imagem: Divulgação

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 06h00

O Corinthians deve inaugurar, nos próximos meses, um circo no Parque São Jorge. A atração, que será erguida em um espaço que estava abandonado no clube, tem como um dos sócios o apresentador Luis Ricardo, do SBT, que ficou famoso na década de 1980 como intérprete do palhaço Bozo.

“Foi um namoro rápido. No começo, a gente queria só montar uma escola de circo, mas acabou montando uma boa estrutura para outros eventos. Vai ter um espetáculo de circo por três meses, depois vamos transformar o espaço para shows”, conta Luis Ricardo ao UOL Esporte.

“Já está tudo acertado. Nós tiramos dez caminhões de terra do local, vamos assentar o piso e montar uma tenda. Hoje, só precisamos da autorização da Prefeitura para cortar três eucaliptos que estão no local e montamos tudo em dois dias”, diz Ilmar Schiavenato, diretor social do Corinthians e um dos mentores do projeto.

A ideia é que, em novembro, os sócios do clube já possam assistir a um espetáculo da companhia circense Di Napoli, que será responsável pelas apresentações iniciais. Tudo do jeito mais tradicional possível, como deseja Luis Ricardo, que pode até participar de algum espetáculo.

“Eu quero é trazer de volta o circo raiz, de picadeiro, sem ser muito teatral. Sou da terceira geração de circo na minha família. Vou ajudar em toda a divulgação na mídia, talvez me apresentando alguma vez”, disse o apresentador.

Entrar no palco como o Bozo propriamente dito, porém, não será fácil. Os direitos autorais do personagem pertencem ao SBT e são caros. Luis Ricardo acredita, porém, que um dos palhaços mais conhecidos da TV podem ajudar a fazer do projeto um sucesso.

“Eu acho que o Bozo ajuda muito, tem uma força muito grande. O Bozo lá dos anos 1980, que o Luis Ricardo fazia, tem um peso. Vai de uma forma sutil, suave, sem agredir”, disse o apresentador, que interpretou o palhaço por dez anos no SBT.

Depois de três meses, o Parque São Jorge deve ganhar um espaço para eventos. Em parceria, o clube e Luis Ricardo pensam em maneiras de utilizar a estrutura do circo, e cogitam desde peças teatrais até shows, passando por eventos como festas infantis ou encontros de sócios.

“A gente vai montar quatro daquelas torres de circo. Ali cabem 1,3 mil pessoas sentadas, ou 4 mil de pé. Você pode levar uma dupla sertaneja para tocar ali, por exemplo, ou montar um show do Patati Patatá [dupla de palhaços de sucesso atualmente]”, conta Ilmar Schiavenato.

VEJA O TREINO DOS GOLEIROS DO CORINTHIANS DE UM ÂNGULO INUSITADO

Para limpar o terreno e garantir as condições de uso do local (fornecimento de energia elétrica, água e luz), o clube estima um gasto de cerca de R$ 50 mil. Esse valor, acredita Schiavenato, será recuperado nas primeiras apresentações do circo.

Depois que a dívida for paga, o Corinthians ficará com 10% da renda bruta e terá direito a quatro datas por semestre para fazer o evento que quiser. “Minha ideia é revitalizar a área e não dar prejuízo. É oferecer um lazer para o sócio do clube”, disse o diretor alvinegro.

Durante o dia, a tenda deve ser palco da escola de circo que deu origem a todo o projeto. “Quero levar para o Corinthians um projeto legal que eu tenho em Barueri, com quatro unidades, que tira mais de 350 crianças por mês das ruas”, explica Luis Ricardo, que também ficará à frente dessa área.