Topo

Pelé elogia Bom Senso F.C., mas duvida de sucesso do grupo de atletas

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

04/11/2013 20h17

“Não vai ter repercussão nenhuma. Não vai mudar nada”. Essa é a previsão nada otimista do ex-jogador Pelé sobre o Bom Senso F.C., movimento de atletas formado neste ano. A despeito de ter elogiado o coletivo, o tricampeão mundial duvidou do sucesso.

“Sobre essa polêmica, nós já entramos várias vezes. Geralmente escolhem o campeonato e o calendário, mas nunca se consulta atleta nenhum. Infelizmente, vai ficar só nisso”, disse Pelé.

O Bom Senso F.C. surgiu para unir reclamações comuns a vários jogadores de futebol. Inicialmente, o grupo publicou um manifesto com 75 assinaturas e pediu uma reunião com a CBF.

Menos de uma semana depois, o coletivo realizou a primeira reunião presencial e já ultrapassava 300 assinaturas. O evento serviu para os atletas basearem proposições em cinco tópicos: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e participação de jogadores em conselhos técnicos de entidades esportivas.

Depois disso, os jogadores conseguiram duas reuniões com a CBF e uma série de entidades estaduais anunciaram mudanças nos regulamentos dos campeonatos regionais.

“Reivindicar você pode, mas acredito que não vai dar nada”, opinou Pelé sobre o movimento dos atletas.

Segundo o ex-jogador, o principal motivo para ele não acreditar no sucesso da iniciativa é o perfil dos atletas: “Se os atletas realmente se unirem, pode ser que alguma coisa aconteça. Mas, infelizmente, nossa profissão nunca foi uma coisa muito unida no Brasil. Nunca fizemos isso. Acredito que seria difícil agora, em cima de uma Copa do Mundo, isso ter repercussão”.