Topo

Conca 'ignora' possível rebaixamento e quer contrato de 3 anos com Flu

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2013 06h00

A possível queda do Fluminense para a Série B do Campeonato Brasileiro não preocupa o argentino Dario Conca, que tem conversas avançadas para defender o Tricolor em 2014. O jogador já nem mesmo negocia com outros times interessados e apenas discute detalhes com o clube das Laranjeiras, como a duração do futuro contrato.

“Nem da nossa parte, nem pelo Fluminense, em momento nenhum foi falado sobre não fechar se o clube for rebaixado. Essa variável não participa das nossas conversas”, disse o advogado de Conca, Marcos Motta, ao UOL Esporte. “Estamos otimistas quanto ao retorno dele ao clube. Tem uma história vitoriosa lá, é bem recebido por todos”, complementou.

O Fluminense é o atual 16º colocado do Campeonato Brasileiro e convive com uma forte ameaça de rebaixamento. Hoje, a equipe tem os mesmos 36 pontos que o Vasco, o primeiro clube dentro da zona da degola. Restam apenas seis rodadas para o fim da competição.

A intenção do meia argentino é firmar um compromisso de três anos com o Fluminense, mas o clube mantém uma postura mais cautelosa e quer fechar por um período mais curto: duas temporadas. O entrave é um dos poucos temas a serem discutidos entre Conca e o Tricolor antes do acerto.

“Estamos conversando, mas deve ser algo entre dois e três anos. O Conca quer um contrato mais largo, enquanto o Fluminense é cauteloso em relação às suas finanças e não quer extrapolar seus limites. Estamos conversando para achar um consenso”, explicou Motta.

Além do tempo de contrato, o outro tema que ainda está em discussões são as luvas que Conca receberia por fechar o compromisso e as premiações previstas em contrato.

“Ele foi vendido pelo Fluminense em 2011 por um alto valor [cerca de R$ 18 milhões] e agora está retornando como jogador livre, sem custos para o clube. Isso tem que pesar na negociação. Por isso, essa questão das luvas ainda é algo em discussão”, ponderou Marcos Motta.

Certo mesmo é que o jogador chegaria apenas em janeiro ao Tricolor. Conca não descarta assinar um pré-contrato com o Fluminense ainda em 2013, mas quer cumprir todo seu compromisso com o Guanghzou Evergrande, da China, que vai até o fim do ano. O armador atua ao lado dos brasileiros Elkeson e Muriqui na equipe.

O argentino ainda pode disputar o Mundial de Clubes em dezembro, caso o Guanghzou vença o FC Seoul, da Coreia do Sul, na decisão da Liga dos Campeões da Ásia. O segundo jogo da final está marcado para o sábado, na cidade chinesa. Na partida de ida, em Seoul, as equipes empataram por 2 a 2.

“O Conca está muito focado na final da Liga dos Campeões da Ásia. Até falei com ele nesta quinta-feira. O pré-contrato pode ser fechado antes do fim dos compromissos dele na China. Não há nada imposto por nós em termos de ritmo nas negociações. Vamos avançando conforme surgem novidades”, contou o advogado do meia.

Hoje com 30 anos, Conca deixou o Fluminense em 2011 como ídolo da torcida. O meia foi o principal jogador na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, quando atuou em todas as 38 partidas como titular e marcou 9 gols.

Ao todo, o meia de 1,67m atuou durante três anos e meio no Fluminense. Ele marcou 32 gols em 158 jogos pelo Tricolor. Além do Brasileiro em 2010, Conca participou das campanhas dos vice na Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009.