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Santos culpa 11 meses sem patrocínio por fechar 2013 no vermelho

Dirigente do Santos acredita que o valor do patrocínio evitaria o déficit em 2013 - Divulgação/Nike
Dirigente do Santos acredita que o valor do patrocínio evitaria o déficit em 2013 Imagem: Divulgação/Nike

Samir Carvalho

Do UOL, e, santos (SP)

08/11/2013 06h00

O presidente do Santos, Odílio Rodrigues, já adiantou que o clube fechará a temporada 2013 no “vermelho”. O Comitê Gestor acredita que um dos principais motivos pelo déficit é a ausência do patrocínio máster na camisa neste ano, já que o clube completou onze meses sem a sua principal receita de marketing.

O valor do déficit do Santos em 2013 é mantido em sigilo, mas o promotor e membro do Comitê Gestor, Francisco Cembranelli, admitiu que o valor do patrocínio máster seria o suficiente para o clube não fechar o ano no vermelho.

“O Santos sofreu, o patrocínio máster não apareceu, por isso, sofre com o vermelho. O valor seria de R$ 20 e R$ 25 milhões. É o valor que vai faltar para fechar as contas”, afirmou o promotor.

O último patrocinador máster do clube foi o Banco BMG. Após o término do contrato, o Santos abriu conversas com a Caixa Econômica Federal e Philco, mas as conversas não evoluíram. Atualmente, o time conta com os patrocínios da CSU (nos números), Seara (omoplatas), além da Corr Plastik (barras da camisa e calção) e Minds (próximo à gola).

O clube ficou próximo de um acerto com a Caixa no primeiro semestre, mas os valores financeiros travaram o negócio. O último pedido do Santos foi de R$ 24 milhões. O banco, que paga cerca de R$ 30 milhões ao Corinthians, ofereceu pouco menos de R$ 20 milhões e teve sua contraproposta recusada.

Sem patrocínio, o Santos estampará de graça o logo do Instituto Ronald McDonald, que tem relação com a marca McDonald's do Brasil, no duelo contra o Vasco no próximo domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os conselheiros do Santos acreditam que o acordo expõe interesse político e conflito de interesse. O grupo afirma que o empresário Ronald Monteiro, membro do Comitê Gestor, tem ligações com franquias da lanchonete na cidade - o departamento de comunicação do clube diz que não há mais esse vínculo.

Para amenizar a crise e tentar diminuir o déficit do fechamento das contas de 2013, o Comitê Gestor do clube repetiu a estratégia do ano passado e, por isso, fez um pedido para a antecipação da cota de TV, referente à transmissão do Campeonato Brasileiro de 2014.