Topo

Mano Menezes adotará discrição enquanto Tite estiver no Corinthians

Lucas Tieppo e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 06h00

O Corinthians terá um novo treinador em 2014 e ele provavelmente será Mano Menezes. Enquanto o sucessor adota o silêncio sobre seu retorno ao clube, Tite seguirá à frente da equipe até o fim do Campeonato Brasileiro. Esta é a ideia da diretoria alvinegra e o atual comandante não irá se opor, pois quer encerrar a segunda passagem pelo clube de forma amistosa, sem bater de frente com a cúpula do futebol.

Enquanto isso, Mano Menezes, o provável substituto de Tite, não se pronunciará sobre as negociações que estão em andamento. Segundo o Blog do Perrone, já existe um acordo verbal para que o treinador retorne ao Corinthians após quatro anos.

Segundo apurou o UOL Esporte, Mano não quer expor as tratativas enquanto Tite ainda estiver no comando do time, mesmo que nos bastidores as negociações sejam conhecidas.

Dentro do clube, o ex-técnico da seleção é visto como um nome forte e que tem a simpatia de grande parte dos funcionários do clube, por conta da sua passagem entre 2008 e 2010.

Já Tite encerra a sua segunda passagem no comando do clube e leva na bagagem os títulos do Brasileirão de 2011, da Libertadores e Mundial em 2012, e do Paulistão e da Recopa neste ano. Somando as duas passagens - a primeira entre 2004 e 2005 -, Tite comandou o clube em 268 jogos, com 131 vitórias, 83 empates e 54 derrotas. 

O treinador desejava seguir no clube por, pelo menos, mais um ano, mas deixou a reunião na última quinta-feira em que foi informado de que não teria o contrato renovado com um sentimento de alívio.

A novela que se tornou sua permanência e os boatos de uma negociação com Mano não agradavam o comandante. “Estou em paz comigo mesmo. Não vou dizer nada, porque tem a questão da hierarquia. Estou tranquilo", disse o técnico na quinta-feira.

Mesmo com a fritura que vinha sofrendo e os rumores de que seria substituído por Mano, o treinador seguiu sua rotina no CT Joaquim Grava. Tite comandou os últimos treinamentos sem mudanças e o grupo de jogadores parecia não sentir o clima pesado dos bastidores.

Nas entrevistas, o treinador evitava falar sobre a próxima temporada, mas ressaltava a necessidade de manter o foco nas últimas partidas do Brasileirão – o time tem remotas chances de conquistar uma vaga na Libertadores de 2014. Após a vitória sobre o Coritiba, no entanto, Tite deu uma declaração já em tom de despedida.

Outra atitude recebida com estranheza foi o silêncio da direção do futebol mesmo após o time atingir a zona de conforto com os 48 pontos no Brasileirão. Apesar de o presidente Mario Gobbi e de toda a direção de futebol afirmarem publicamente que contavam com o técnico para 2014, não houve nenhuma ação neste sentido.

Caso Mano seja confirmado no cargo, caberá a ele fazer uma profunda avaliação no elenco corintiano. A impressão da diretoria é que o ciclo de alguns jogadores com a camisa alvinegra chegou ao fim. Atletas experientes como Alessandro, Emerson, Danilo e Ibson terão a situação avaliadas e podem não seguir.

Com relação a Tite, é provável que ele tire um tempo para descansar e aproveitar a família. Alguns times do exterior sondaram o treinador nos últimos tempos, mas ele, que já declarou que não comandará nenhum outro time brasileiro em um futuro próximo, também está de olho em uma possível sucessão de Luiz Felipe Scolari na seleção brasileira.