Topo

America-RJ terá fanático em novela global e quer reviver sucesso do Divino

Romário atuou pelo America-RJ no fim da carreira e ajudou na conquista da 2ª divisão do Carioca - EFE/Marcelo Sayao
Romário atuou pelo America-RJ no fim da carreira e ajudou na conquista da 2ª divisão do Carioca Imagem: EFE/Marcelo Sayao

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2013 06h00

Os torcedores do America-RJ poderão ver novamente o clube de coração em uma novela da TV Globo. Apesar de estar na série B do Carioca e longe das transmissões dos jogos, o time da zona Norte do Rio terá um de seus fanáticos retratado na atual novela das 19h, ‘Além do Horizonte’. Empolgada com o projeto e exposição, a diretoria tenta embarcar no sucesso do Divino FC, time fictício de ‘Avenida Brasil’, trama de muito sucesso encerrada em 2012.

O personagem Osvaldo, interpretado por João Camargo, é um engenheiro aposentado e hipocondríaco que torce fervorosamente pelo America-RJ - guarda várias camisas e bandeiras em sua casa. Para deixar a caracterização o mais fiel possível, produtores da trama procuraram o clube para uma pesquisa e coleta de materiais.

“A Globo nos procurou para realizar uma pesquisa de produção, saber quais músicas o torcedor do America-RJ canta, os trejeitos, maneira de torcer. Um exemplo é que a torcida não grita ‘America’, mas sim ‘Sangue’. Para evitar esses micos, fizeram várias entrevistas para ajudar a construir o personagem”, disse o presidente do clube, Vinícius Cordeiro.

Como a emissora só exibe as marcas de seus anunciantes nas novelas, a produção da trama selecionou camisas retrôs do America-RJ para o personagem, sem a publicidade do modelo de jogo atual. A própria Globo utilizará os moldes para produzir o figurino e outros objetos utilizados nas cenas.

O mandatário do clube diz acreditar que a exposição trará um aumento nos modelos inspirados no passado, mas admite que o destaque ao Divino FC era superior por ser um clube fictício.

“O Divino era um time imaginário e era uma novela de muito sucesso, então muita gente comprou camisas, não importava o clube. É como o Tabajara, que foi criada pelo extinto Casseta e Planeta. Mas não somos o Tabajara, já temos uma venda boa. Mas claro que um destaque desse impulsiona”, declarou o presidente do America-RJ.

O alvirrubro vive situação complicada dentro das quatro linhas. Dono de sete títulos estaduais, o clube da zona Norte chegou ao triangular final da segunda divisão neste ano, mas não conseguiu o acesso à elite. Para 2014, a gestão do departamento de futebol foi repassada à empresa ODG Sports.

“Acho que se o America sobreviveu em termos de imagem, de estar presente na cultura, mídia e memória do carioca, em parte foi pelas novelas da Globo. Essa combinação da trama com o futebol costuma agradar ao público e nos ajudou bastante nos últimos anos”, revelou Cordeiro.

Ter um torcedor alvirrubro retratado nas telinhas não é exatamente novidade para o America-RJ. Em ‘Insensato Coração’, novela da Globo encerrada em 2011, Lázaro Ramos e Camila Pitanga interpretavam os americanos André e Carol. Uma das cenas foi gravada no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias, com direito ao time juvenil em campo simulando um jogo dos profissionais e arquibancada lotada. O autor do folhetim, Gilberto Braga, é torcedor fanático do clube.

Palpite no roteiro
Entrevistado para a pesquisa de criação do personagem, o presidente do America-RJ revela que deu até palpites no roteiro da novela global. Ele brincou com a 'fidelidade' dos americanos e disse que as sugestões agradaram aos responsáveis pela trama.

“Sempre retratam o torcedor do America como um cara velho, do século passado. Mas nossa torcida tem gente nova, que vai aos jogos, aplaude, reclama. Dei um palpite para o cara ter uma namorada que tenta transformá-lo em botafoguense, mas ele não muda de time. Gostaram dessa sugestão, acho que até vai entrar na novela. Torcer para o America vira uma identidade mesmo".