Topo

Uefa ameaça punir seis clubes por falta de 'fair-play' financeiro

Michel Platini, presidente da Uefa, discursa durante reunião da entidade, em Nyon, na Suíça - AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi
Michel Platini, presidente da Uefa, discursa durante reunião da entidade, em Nyon, na Suíça Imagem: AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi

Das agências internacionais

Em Lausana (Suíça)

21/11/2013 19h21

Seis clubes europeus estão sendo ameaçados de punição pela Uefa após apresentarem as suas contas do mês de setembro com atrasos, o que contraria as regras do 'fair-play' financeiro imposto pela entidade.

A entidade divulgou, nesta quinta-feira, a lista das equipes que apresentaram irregularidades: Skonto, da Letônia; Slask Wroclaw, da Polônia; Vitoria, de Portugal; Pandurii Targu Jiu e Petrolul Ploiesti, da Romênia, e Metalurh Donetsk, da Ucrânia. Todas as equipes estão presentes na Liga Europa de 2014.

"Uma decisão final é esperada até o final do ano", avisou a Uefa em seu comunicado. Outros quatro clubes que estavam com problemas no mês passado regularizaram os seus problemas e poderão receber os pagamentos pela participação em competições europeias.

No ano passado, 23 clubes tiveram os seus prêmios retidos. A maioria só recebeu o pagamento após o pagamento das dívidas.

A Uefa estima que, desde que foi introduzido o 'fair-play' financeiro, os atrasos em pagamentos dos clubes europeus caíram de 57 milhões de euros em junho de 2011 para apenas 9 milhões em junho de 2013.

A segunda fase da Liga Europa, que começará em 2014, obrigará todos os clubes a apresentar contas equilibradas por um período de três anos. Os gasto não deverão superar as receitas.