Topo

Nilton Santos é internado com insuficiência respiratória no Rio

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/11/2013 17h58

O ex-jogador e ídolo da torcida do Botafogo, Nilton Santos, foi internado no último sábado com insuficiência respiratória em um hospital do Rio de Janeiro.  Com 88 anos, o ex-lateral esquerdo sofre com o Mal de Alzheimer.

A informação foi confirmada pelo clube alvinegro, mas o nome do hospital está em sigilo a pedido da família do ex-atleta. Nilton Santos foi diagnosticado com Alzheimer em 2008, período em que passou a viver em uma clínica na Gávea, zona sul da cidade.

Na época, o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, custeou as despesas médicas, que continuam sendo mantidas pelo clube. A situação também não tem sido fácil para a mulher do ex-jogador do Alvinegro, Célia, que luta contra um câncer no cérebro.

Nilton Santos disputou quatro Copas do Mundo, foi bicampeão pelo Brasil e eternizado pela Fifa como o melhor lateral esquerdo do século 20. O ex-camisa 6 vestiu apenas três camisas: seleções brasileiras e carioca e, é claro, o Botafogo.

O Alvinegro foi a casa da "Enciclopédia do Futebol" por 16 anos. O apelido surgiu quando o então jogador revolucionou sua posição ao passar a atacar, em vez de apenas defender.