Topo

Kleina quer reforçar Palmeiras com laterais, zagueiro, meia e atacante

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 06h00

Com o término da Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Gilson Kleina já falou com a diretoria do Palmeiras sobre quais setores da equipe considera fundamental reforçar para 2014, ano em que o clube comemora seu centenário. O comandante alviverde quer um centroavante, dois laterais (um direito e um esquerdo), um zagueiro e um meia. Essas posições serão as prioritárias nas negociações a partir de agora.

As posições pedidas por Kleina se explicam pela carência do atual elenco. O centroavante viria para ser reserva de Alan Kardec. O jogador, titular absoluto, não possui ninguém que o substitua. Os outros atacantes do plantel, como Vinicius e Serginho, são jogadores que atuam pelas beiradas, assim como Leandro. Lins, do Criciúma, interessa ao time alviverde.

As laterais também são um problema. Com a iminente saída de Luis Felipe, sobram Wendel na direita e Juninho na esquerda. Marcelo Oliveira, embora seja volante de origem, pode atuar como ala, mas não é o que Kleina considera ideal. A intenção é manter Juninho como titular pelo lado esquerdo e buscar um reserva para a posição. Uendel, da Ponte Preta, é um nome que agrada. Já na ala direita, o clube procura um jogador para assumir a titularidade.

A procura por um zagueiro deve-se à indefinição sobre a permanência de Vilson. Caso o jogador, cujo contrato acaba no final do ano, tenha seu contrato renovado, seguirá como titular ao lado de Henrique. Apesar disso, Kleina pediu mais uma opção, para compor o setor com André Luiz e Tiago Alves. O jovem Thiago Martins ficará no grupo, mas não deve ter muitas chances.

Por fim, o treinador também solicitou a contratação de um meia. Além de saber que não pode contar com Valdivia em todos os jogos, este ano a equipe sofreu com a contusão de Mendieta. Sem seus dois principais articuladores, Felipe Menezes ganhou chances, mas não agradou. Portanto, a ideia é ter um novo jogador para dividir a responsabilidade com o chileno e o paraguaio.

Entre os atletas do atual elenco que Kleina vê como prioridade para renovar estão o volante Márcio Araújo, o atacante Leandro e o zagueiro Vilson. Portanto, o trio deve inaugurar as negociações. Além deles, aguardam renovação André Luis, Léo Gago, Marcelo Oliveira, Charles, Ananias, Ronny, Fernandinho, Rondinelly, Bruno. O lateral direito Luis Felipe deve ser mesmo negociado com algum clube europeu.

Há também atletas que estão emprestados a outros clubes e retornam ao Palmeiras no fim deste ano, que precisarão saber se serão aproveitados, ou não, no clube em 2014. É o caso de Luan, Deola, Maikon Leite, Patrick Vieira, Vitor, Tiago Real e Tinga, entre outros. Até o momento, Kleina não se manifestou sobre eles.