Topo

Torcidas inglesas usam crianças para entrar com sinalizadores em estádios

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 11h56

Um estudo da Federação Inglesa de Futebol (FA) indica que torcidas de diversos times do país europeu utilizam crianças para burlar a proibição do uso de fogos de artifício e sinalizadores em estádios.

A FA começou a suspeitar do uso de crianças de até oito anos para a prática fora da lei após câmeras de um estádio não revelado flagrarem uma criança tirando fogos de artifício de uma mochila e entregando para torcedores adultos já nas arquibancadas.

Em razão disso, a FA anunciou que lançará campanha para conscientizar torcedores sobre os perigos do uso de artefatos pirotécnicos em estádios – quem for pego usando pode ser preso e banido de estádios.

Segundo a federação, nos últimos 18 meses nove pessoas se feriram graças ao uso de pirotecnias em estádios ingleses. O estudo também aponta que 87% dos torcedores que costumam frequentar arquibancadas acreditem que a prática seja perigosa.

Vale lembrar que, em 2013, o caso mais polêmico sobre o uso de fogos de artifício em estádios foi produzido pela torcida do Corinthians,. Na Copa Libertadores.

Em jogo contra o San José, na Bolívia, o jovem torcedor boliviano Kevin Espada morreu após ser atingido no olho por um fogo de artifício lançado da torcida do time brasileiro.