Topo

Globo descarta Fla para paulistas e deve ignorar Libertadores em SP

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/12/2013 06h10

A Copa Libertadores de 2014 não contará com nenhum dos quatro grandes times de São Paulo pela primeira vez após 12 anos. E o reflexo deve ser visto na grade de programação da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio. Segundo o UOL Esporte apurou, a princípio, a emissora deve “ignorar” a competição na capital paulista. Nem mesmo a presença de um time de grandiosa torcida como o Flamengo será capaz de reverter o cenário que se apresenta.

A emissora descarta transmitir partidas do Rubro-negro carioca em São Paulo, como chegou a ser cogitado diante da situação da ausência dos times paulistas.

Assim como o Flamengo, os outros classificados – Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio – terão suas partidas na competição transmitidas apenas em seus respectivos estados.

Das 17 datas destinadas à Copa Libertadores em 2014, apenas três não contarão com rodadas do Campeonato Paulista ou da Copa do Brasil – 12 e 26 de fevereiro e 19 de março. Nesses casos específicos, a exibição de filmes ocupará a grade de programação no estado de São Paulo. A decisão final, porém, só será tomada após o encerramento da temporada.

Nas outras 14 datas, a emissora irá priorizar a transmissão de partidas dos clubes de São Paulo nas demais competições. Oficialmente, a assessoria da TV Globo diz que ainda não há definições sobre esse assunto. Porém, internamente, diretores lamentavam o prejuízo que as ausências dos grandes de São Paulo causarão à audiência.

A única possibilidade de que jogos da Libertadores sejam transmitidos para São Paulo depende da Ponte Preta. A equipe campineira pode conseguir a vaga ao torneio internacional caso conquiste o título da Copa Sul-Americana neste mês. Assim, nas três datas exclusivas da Libertadores em 2014, os jogos do time já rebaixado à série B seriam transmitidos para o estado.

A primeira partida da final da Copa Sul-Americana entre Ponte e Lanús-ARG, nesta quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu, será exibida apenas para São Paulo. Os outros estados terão a exibição do filme 'Encontro Explosivo'.

A última ausência de qualquer equipe paulista na Libertadores aconteceu em 1998, quando Cruzeiro, Grêmio e Vasco foram os representantes. Em 2002, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo ficaram de fora, mas o São Caetano representou o estado no torneio, perdendo a final nos pênaltis para o Olimpia-PAR.

Além dos quatro clubes garantidos, Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória brigam por duas vagas na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. Caso a Ponte Preta conquiste a Sul-Americana, apenas o terceiro colocado no torneio nacional garantirá presença na edição de 2014.

CLASSIFICADO À LIBERTADORES, FLAMENGO CURTE BOA FASE