Topo

Com "sono" e Neymar no banco, Barcelona goleia na Copa do Rei

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 20h51

A estreia do Barcelona na Copa do Rei esteve longe de encher os olhos, mas foi o suficiente para uma goleada. Na base do “sono” e sem muita inspiração, o clube catalão usou o time misto para vencer o modesto Cartagena, por 4 a 1, fora de casa, e dar um bom passo para a classificação às oitavas do torneio. Criticado pelas últimas atuações, Neymar ficou no banco de reservas durante os 90 minutos do duelo desta sexta-feira.

O jogo também ficou marcado por uma homenagem a Nelson Mandela, que faleceu nesta quinta-feira aos 95 anos. Os jogadores de ambas as equipes fizeram um minuto de silêncio antes do duelo e ainda atuaram com uma faixa preta na camisa em sinal de luto.

Em campo, o primeiro tempo do Barcelona esteve longe do nível demonstrado ao longo dos últimos anos. Sem inspiração, o time comandado por Tata Martino demorou a entrar o jogo e o que se viu foi um Cartagena ousado e rápido nos contra-ataques.

Empurrado pelos torcedores locais, o modesto time da região de Múrcia foi ao ataque e acabou premiado logo aos 15 da etapa inicial. Fernando recebeu belo passe em profundidade nas costas da zaga e finalizou cruzado para abrir o placar.

Mas aos poucos o futebol do clube catalão começou a aparecer e o Barça passou a chegar à frente com mais perigo. Assim, a virada veio em apenas dez minutos. Aos 36, Fàbregas lançou Pedro em impedimento. O atacante invadiu a área e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro. Nos acréscimos, aos 46, Fàbregas aproveitou cruzamento na área e finalizou de primeira no ângulo.

Quando voltou do intervalo, o Barcelona não encontrou dificuldades para impor o seu ritmo de jogo e mostrar superioridade técnica e física. Com jogadas rápidas pelas pontas, os catalães mantiveram o domínio, mas não forçaram o ritmo. De forma “natural”, o terceiro gol saiu aos 30. Pedro recebeu passe na área, driblou o goleiro e aumentou.

O quarto e último saiu aos 44. Pedro carregou pelo meio e chutou firme. A bola bateu na trave e sobrou para Dongou, que entrou no segundo tempo, definir a goleada catalã.

O jogo de volta entre as duas equipes acontece no dia 17 de dezembro, no Camp Nou. Quem se classificar enfrenta o vencedor de Getafe e Girona.