Topo

Barcelona anuncia que terá estádio com 105 mil lugares e cobertura

O Barcelona poderá reformar o Camp Nou, ou construir um novo estádio com maior capacidade - Quique Garcia/AFP
O Barcelona poderá reformar o Camp Nou, ou construir um novo estádio com maior capacidade Imagem: Quique Garcia/AFP

Das agências internacionais

Em Madri

09/12/2013 19h59

O Barcelona poderá ter casa nova para as próximas temporadas. A diretoria do clube catalão divulgou nesta segunda-feira a intenção de aumentar a capacidade de seu estádio para 105 mil espectadores e criar uma cobertura para o local.

Não está definido, no entanto, se, para isso, será feita uma reforma na atual arena, o Camp Nou, ou se o clube irá construir um novo estádio.

“Estamos discutindo dois projetos sobre os quais ainda não tomamos nenhuma decisão. Mesmo assim, sabemos que o estádio do Barça terá capacidade para 105 mil espectadores e será totalmente coberto”, declarou o porta-voz da diretoria do clube, Toni Freixa, em coletiva de imprensa.

Segundo Freixa, as opções a serem escolhidas pelo clube são a construção de um novo estádio em um dos terrenos da Universidade de Barcelona e uma grande reforma no Camp Nou, construindo um novo estádio sobre a mesma estrutura.

Atualmente, o estádio do Barcelona possui capacidade para 99 mil e 354 espectadores.

A diretoria pretende propor votação aos sócios, mas antes deve definir se serão apresentadas as duas propostas para os torcedores escolherem uma ou se apenas uma das opções será colocada para aprovação dos associados. “É uma decisão que devemos tomar com conhecimento e sem precipitação”, afirmou o porta-voz.

Os custos para as obras, sejam elas de construção de um novo estádio ou de reforma do Camp Nou, ainda não foram divulgados. Mas, segundo a imprensa espanhola, os custos de um novo estádio poderiam ser próximos de 600 milhões de euros, enquanto a reforma do atual estádio custaria ao clube entre 300 e 400 milhões de euros.

Freixa deixou claro, no entanto, que qualquer que seja a opção, o time principal do Barcelona continuará mandando seus jogos no Camp Nou.