Topo

Atleticanos quitam promessas da Libertadores e fazem novas para o Mundial

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

12/12/2013 06h00

A uma semana da estreia do Atlético-MG no Mundial de Clubes torcedores atleticanos correm para pagar promessas pelo título da Libertadores. Entre eles, quatro amigos foram, nesta semana, a pé da capital mineira a Nova Lima para quitar a dívida e fazer novo pedido em caso de o time mineiro conquistar o torneio no Marrocos.

A promessa surgiu na final da Libertadores, diante do Olimpia, no dia 24 de julho, quando o duelo foi para os pênaltis. Os amigos Marcos Pimenta, 28 anos, segurança, Gerson Melo , 19 anos, estudante, Giovanni Alves , 28 anos, analista de qualidade,e Sergio Bernardi, 37 anos, analista de compras, decidiram que, se o Atlético fosse campeão, eles andariam até Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O tempo foi passando e com a proximidade do Mundial de Clubes, os amigos decidiram que era hora de pagar o que haviam prometido. No domingo, os atleticanos deixaram o Mineirão, local da decisão, na região da Pampulha rumo a Nova Lima e percorreram 30 quilômetros.

O caminho escolhido pelo grupo contemplou pontos importantes do time mineiro. O grupo andou até a sede do Atlético, em Lourdes, quando seguiram até o BH shopping, pegando depois a MG 030, que liga Belo Horizonte a Nova Lima.

“Nossa primeira parada foi na Raja Gabaglia, em frente ao Círculo Militar, onde uma das namoradas nos esperava com água, Gatorade, barra de cereal. Um dos momentos mais especial foi quando chegamos perto do BH Shopping, aonde vários veículos buzinaram, falaram palavras de incentivo”, contou Giovanni Alves.

Foram sete horas e meia de caminhada, que se iniciou por volta das 7h. “A pior parte da caminhada estava para acontecer, como a estrada não tinha acostamento, tivemos que andar na beira do mato, todo irregular, nos arrastamos pela estrada, quase um caminho sem fim para percorrer os sete quilômetros que faltavam”, explicou Giovanni. 

“Tivemos ainda uma última parada no ponto do coco na estrada, e nos preparamos para os quilômetros finais até a chegada. Foi uma das melhores experiências das nossas vidas, um misto de superação, garra, força de vontade, bem como o Atlético, que precisou disso tudo para conquistar o título da Libertadores”, acrescentou o analista de qualidade.

Com a promessa do titulo da Libertadores cumprida, os amigos decidiram fazer outra em caso da conquista do Mundial de Clubes, que se iniciará para o Atlético no dia 18, quando o clube disputará a semifinal, contra adversário ainda indefinido. Os amigos atleticanos prometeram doar 13 caixas de leites para o lar dos idosos de Nova Lima. “Deste vez nada de caminhar, algo mais tranquilo”, brincou Giovanni.

Curiosamente, caminhar longos percursos são opções comuns entre atleticanos como promessas para o título do mundo.  O inspetor da Polícia Civil João Carlos do Nascimento Gonçalves, de 47 anos, promete andar de Belo Horizonte até a Basílica de Aparecida do Norte, cerca de 550 quilômetros de distância.

“Cumpri a do título da Libertadores, andando de Belo Horizonte até Pompéu, agora quero algo maior e vou andar até Aparecida do Norte. Acho que vou gastar 15 dias de caminhada, mas vai coroar o título Mundial”, ressaltou João Carlos.