Topo

Grêmio evita críticas ao repasse para torcidas e promete cumprir estatuto

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2013 19h17

A atual direção do Grêmio prefere evitar críticas sobre o repasse de verbas para as “viagens” da torcidas organizadas do clube. Desde janeiro, quando o presidente Fábio Koff assumiu o tricolor de Porto Alegre, a relação com dos dirigentes com os grupos de torcedores foi modificado.

“Foi uma fato que aconteceu em uma gestão que não é a nossa. Não sob o comando de Fábio Koff. Nós temos como política repassar ou subsidiar torcidas. O que não significa que outras [direções] o fizeram de forma ilegal. Cada um tem a sua política para atender os interesses do clube. Respeitamos que estava lá e tentou fazer o melhor. Nós não fazemos. [...] Não temos críticas a fazer ao que passou. Nós fazemos o nosso. Cada um, no seu tempo no Grêmio, faz o melhor que pode pelo clube”, afirmou Nestor Hein, integrante do Conselho de Administração ao UOL Esporte.

Hein, que também o responsável pela relação da direção com as organizadas, garante que o Grêmio irá cumprir todas as determinações do Estatuto do Torcedor. A atitude atende a solicitação do promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior, da Promotoria do Torcedor do RS, de cadastrar todos os integrantes de torcidas do clube.

“Quando assumimos, vimos como era a situação, avaliou e tomamos as medidas que achamos corretas. Estamos contentes que as próprias organizadas reconheçam que a situação melhorou e que é decrescente o número de problemas relacionadas a torcidas no JECRIM [Juizado Especial Criminal]. [...] O Grêmio irá cumprir todas as determinações do Estatuto do Torcedor. E Ponto”, declarou o dirigente.

Nos últimos anos, diversas vezes a Geral do Grêmio se negou a preencher o cadastro exigido pelas instituições que cuidam da segurança pública no Rio Grande do Sul. Mesmo perdendo o direito de usar faixas e instrumentos musicais durante alguns jogos, a “barra” se negou a cumprir a determinação. Como o cadastramento é previsto no Estatuto do Torcedor e o clube poderá ser punido, tal exigência será colocada em prática no início de 2014.