Topo

Damião troca Inter pelo Santos de olho em trampolim e 'efeito Neymar'

Jeremias Wernek e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

13/12/2013 06h00

Leandro Damião trocou o Internacional pelo Santos ainda de olho na Europa. Adquirido por um fundo de investimentos, o centroavante vê na Vila Belmiro a chance para se reerguer após uma temporada ruim no Colorado. O histórico recente de negociações do time paulista também pesa.

Na ‘era Neymar’, o Santos vendeu 10 atletas para o velho continente. E a exposição do clube perante os europeus, principalmente com o antigo camisa 11, ajudou a seduzir Damião. Assim, a Vila Belmiro é vista como o cenário ideal para um recomeço.

De Santos saíram Danilo e Alex Sandro para o Porto. André para o Dinamo de Kiev, Zé Eduardo para o Genoa, da Itália, Jonathan para a Inter de Milão, Wesley para o Werder Bremen, Alan Patrick para Shakhtar Donetsk, Rafael para o Napoli e Felipe Anderson para a Lazio.

No Beira-Rio, Damião passou quase dois anos sendo visto como o próximo a sair. A toda janela vivia a expectativa de ser negociado. Neste meio tempo, o Colorado acabou vendendo outros nomes – como Oscar, Rodrigo Moledo e Fred.

O camisa 9 não saiu antes pela vontade do Inter de receber uma oferta mais gorda. Ou uma condição melhor de pagamento. Com a queda de rendimento em campo, os dirigentes mudaram de ideia. E passaram a aceitar até uma negociação com o mercado interno.

Para Damião a permanência no Brasil, agora, é até melhor. Com a esposa grávida, o centroavante casou o aspecto familiar com a ideia de voltar à vitrine com a camisa do Santos.

A transferência passa diretamente pelo grupo Doyan Sports, com sede em Malta. Sairá da conta da empresa os R$ 41 milhões exigidos pelo Inter por Damião.