Topo

Palmeiras nada contra a corrente e sofre para contratar protagonistas

Do UOL, em São Paulo

15/12/2013 06h00

O Palmeiras enfrenta obstáculos para montar o time que disputará a Série A do Brasileirão em 2014, no retorno à elite do futebol brasileiro após o título da Série B em 2013. O motivo é o novo modelo de contrato por produtividade, que a diretoria do presidente Paulo Nobre pretende implementar. Até agora, o alviverde não oficializou nenhuma contratação para a próxima temporada e é um dos únicos clubes nessa situação.

Para poder contratar jogadores dentro do modelo contratual que o clube pretende adotar, a diretoria busca atletas que não estão no melhor momento da carreira. Jogadores como o meia Elano, do Grêmio, e o zagueiro Lúcio, do São Paulo, se enquadram no perfil, mas têm salários altos. Elano foi liberado pelo clube gaúcho para negociar com o Palmeiras, mas a transferência esbarra no valor mensal pedido pelo jogador, acima do que o clube pretende pagar.

O zagueiro afastado pelo São Paulo foi oferecido, mas primeiro tem de negociar sua saída do clube do Morumbi, com o qual tem contrato até o fim de 2014. A diretoria tricolor recusa a possibilidade de pagar parte dos salários em um empréstimo ao Palmeiras. O meia Alex, de 36 anos, ídolo do clube e atualmente no Coritiba, era sonho da diretoria palmeirense para 2014, mas deve permanecer no Couto Pereira.

O principal alvo, no entanto, é o meia Bruno César, do Al Ahli, da Arábio Saudita. O jogador que se destacou no Corinthians passou pelo Palmeiras quando ainda tinha 19 anos – jogou nas categorias de base e no time B – e agora pode voltar. Ele já disse que aceita reduzir o salário para ter uma segunda chance no clube.

O técnico Gilson Kleina já comunicou à diretoria que posições considera fundamental reforçar. O comandante alviverde quer um centroavante, dois laterais (um direito e um esquerdo), um zagueiro e um meia. Essas posições serão as prioritárias nas negociações a partir de agora.

O Palmeiras ainda não sabe quais serão as reais possibilidades no mercado. Ao mesmo tempo que o Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do clube tem pessimismo em relação ao orçamento de 2014, a diretoria irá receber R$ 54 milhões de um fundo de investimento para utilizar em diferentes áreas – ainda não se sabe quanto restará para usar no futebol, no mercado de transferências.

Além dos reforços que o clube busca há também as negociações para fazer com que algumas das principais peças do time permaneçam para 2014. A diretoria alviverde já avisou ao Grêmio que irá renovar o contrato de empréstimo do atacante Leandro, um dos destaques na campanha que fez o clube retornar para a Série A. O volante Leo Gago, na mesma situação, também pode ficar. Márcio Araújo, companheiro de posição, está próximo da renovação após reunião entre o clube e seu empresário. 

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO