Topo

Campeão mundial e especialista em Bayern, Josué vira 'guru' no Atlético-MG

Josué é o único campeão do mundo no atual elenco do Atlético-MG - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Josué é o único campeão do mundo no atual elenco do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Luiza Oliveira

Do UOL, em Marrakech (MAR)

16/12/2013 06h02

Josué é um cara discreto, de fala mansa e baixa, mas seu conhecimento pode ser fundamental para ajudar o Atlético-MG a conquistar o Mundial de Clubes. O volante é o único campeão mundial no elenco e, de quebra, é um ‘especialista’ em Bayern de Munique.  Com essa experiência, ele se tornou uma espécie de 'guru' e dá dicas aos colegas.

“Os jogadores me perguntam como foi a conquista de 2005, mas o que eu vivenciei não muda a nossa preparação. Eles também perguntam muito sobre o Bayern, que pode ser o adversário na final”.

A curiosidade não é em vão. Josué foi campeão do mundo com o São Paulo, em 2005, em cima do Liverpool, e tem larga experiência no futebol alemão. Ele jogou seis anos no Wolfsburg, de 2007 a 2013, e acompanhava de perto o rival do Bayern de Munique.

Josué afirma que não há um caminho certo para o sucesso, mas considera importante entrar com confiança e ter um bom desempenho na semifinal, considerado o jogo mais tenso por ser a estreia. O duelo será contra o time marroquino Raja Casablanca, que venceu o Monterrey.

“Não tem um caminho, receita, senão seria fácil. Algumas coisas que vivenciei foram importantes, mas acho que é importante fazer um primeiro jogo bom, para ganhar moral e confiança para uma possível final”, esclareceu.

O jogador ainda fala sobre o sabor especial de conquistar o título. “Todo título tem um gosto especial. Apesar de serem dois jogos, é um campeonato que você vence nada menos que o campeão da Europa. O Bayern é o time a ser batido, então é uma felicidade grande, uma sensação de dever cumprido”.